sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sexta-feira, 28 de agosto de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de  agosto de 2015

Lá e cá
Hoje o PDT do Maranhão realiza a convenção estadual. Mas a festa será mesmo para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior. Ele se filia ao partido para disputar a reeleição, com apoio do PCdoB do governador Flávio Dino. Isso tem gerado especulação de que o PCdoB iria exigir o apoio do PDT em Imperatriz, pois não aceitaria a legenda ter candidatos nas duas principais cidades do Estado. E agora, Rosângela?, indagou o professor Willas Moraes, presidente do STEEI. “Firme na pré-candidatura”, respondeu Rosângela Curado. Comentando sobre o assunto, o ex-deputado Carlinhos Amorim disse que “o fato do prefeito de São Luís disputar a reeleição pelo PDT não tira a força e nem autonomia de termos candidatura em Imperatriz. O foco do partido é disputar as principais cidades. Rosângela firme no projeto”. Está aí o posicionamento da pré-candidata e de Carlinhos, outro nome de peso do PDT em Imperatriz. É aguardar as águas de março chegarem.  

Filiações
Hoje o diretório municipal do PCdoB deverá se reunir para discutir alguns assuntos, entre eles novas filiações e a data para o evento. Alguns pretensos candidatos estão com pedidos de filiação. Ontem, soube-se que o ex-atacante do Imperatriz, Lindoval, vai ingressar no partido para ser candidato a vereador. Também há o suplente de vereador Paulinho Lobão, atualmente no PSDB, e o fotógrafo/blogueiro Antonio Pinheiro, que já pediu desligamento do PSD.

E...
Recentemente, o vereador Adonilson Lima revelou que o PCdoB disputará as eleições de 2016 com quatro vereadores. Atualmente tem dois – ele e Carlos Hermes. Adonilson não adiantou quais os dois vereadores que iriam se filiar, mas ontem especulou-se nos corredores da Câmara que um deles pode ser José Carneiro, o Buzuca (PSDB). O vereador Hamilton Miranda está sem partido, pois deixou o PSD. Mas afirma que ainda não definiu em qual sigla vai se filiar. Será se o outro é ele?

Especulações
Como normalmente acontece no período que antecede as convenções, as especulações são muitas sobre nomes e possíveis candidaturas. A do momento é sobre o ex-deputado Francisco Escórcio, que poderia transferir seu domicílio eleitoral de Açailândia para Imperatriz com a pretensão de disputar a prefeitura pelo PMDB. Se vai acontecer não se tem certeza, mas na convenção do partido, recentemente, o presidente do diretório, médico Antonio Leite, convidou Escórcio para ser candidato.

Peça-chave
A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) é autora de requerimento que permitirá a CPI da Petrobras ouvir na próxima segunda-feira (31) o ex-ministro José Dirceu. Pare ela, o petista é peça-chave no trabalho de investigação do colegiado. “O Dirceu teve papel fundamental no esquema desvendado pela Operação Lava Jato, já que articulava desde a indicação de diretorias da Petrobras até a utilização dos recursos do esquema criminoso, tendo como suporte suas empresas de consultorias”, disse a parlamentar maranhense.

Agenda
A CPI realiza a partir de segunda-feira, na capital paranaense, diligências que têm o objetivo de ouvir diversos presos da Lava Jato, alguns de forma individual, já que ainda não depuseram no colegiado. Também serão realizadas acareações. Em Curitiba, as atividades irão até a quarta-feira.

Reconhecimento nacional
O Projeto Ecocemar ganhou o 1º lugar nacional no Prêmio Ser Humano Oswaldo Cecchia 2015, da ABRH Brasil, na categoria Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Vale a pena incluir a reciclagem na rotina de sua família. O cliente ganha bônus na conta de luz e um estado com uma cultura cada vez mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário