quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste quinta-feira, 27 de agosto de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de agosto de 2015

Veto mantido
Na terça-feira, a Câmara Municipal de Imperatriz conseguiu derrubar o veto do prefeito Madeira à “Lei dos Containers”. Mas ontem, venceu o prefeito. A Câmara manteve o veto à lei que regulamentava o serviço de táxi-lotação. A sessão foi realizada com as galerias lotadas de taxistas. Foram 12 votos a favor do veto e 6 contra. A votação foi secreta, mas os cinco vereadores que  usaram a tribuna revelaram o voto. Hamilton Miranda, João Silva e Enoc Serafim foram a favor do veto. Chiquim da Diferro e Adonilson Lima contra. Não compareceram à sessão Carlos Hermes, Fátima Avelino e José Carneiro Buzuca, os dois primeiros por problema de saúde. A não aprovação do serviço de táxi-lotação beneficia os taxistas tradicionais, mototaxistas e ônibus, mas é vista como um prejuízo aos moradores dos bairros, que sofrem com o precário serviço de transporte coletivo. Cerca de 100 taxistas seriam legalizados para prestar o serviço. A Setran deverá intensificar o trabalho de fiscalização contra os táxis-lotação.

Incerteza
Pelas declarações feitas pelo ex-prefeito Ildon Marques, ainda não está definida se sua candidatura será pelo PMN. Disse ele: “Há uma mudança política muito grande que se avizinha no Brasil, pois ainda se vota alguma coisa [reforma política] com relação à política partidária. E isso vai definir por qual partido vamos nos candidatar. Mas a princípio, se houver a possibilidade de uma candidatura nossa, será pelo PMN”.

PDT
No final da tarde de hoje, dezenas de filiados ao PDT embarcarão rumo a São Luís para a convenção estadual, que será realizada amanhã. Ao contrário de antigamente, quando uma Kombi era suficiente, serão cinco ônibus lotados, o que demonstra que agora o partido tomou outros rumos. A filiação da odontóloga Rosângela Curado, em 2013, oxigenou o PDT, hoje no centro das discussões em torno da sucessão municipal.

Encontro
O PSDB de Imperatriz se reuniu na noite de anteontem. Segundo o vereador Esmerahdson de Pinho, para “ajustar os ponteiros” com as lideranças sobre o III Encontro Regional do PSDB, que vai acontecer no sábado, 29, na Maçonaria da Rua Alagoas, com início marcado para as 8h.

Apoio
Crescem as manifestações de apoio em torno da pré-candidatura do secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB). E o jogo sucessório ainda está na “preliminar”. Quando começar pra valer e o governador Flávio Dino entrar em campo, o ritmo será outro.

Informações
O Governo do Maranhão e o Tribunal de Contas do Estado celebraram convênio de cooperação técnica que vai permitir o acesso de funcionários do TCE ao sistema de informática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), eliminando a burocracia da troca de ofícios para obtenção de informações sobre veículos. As informações coletadas pelo Tribunal de Contas serão utilizadas em relatórios, inspeções e auditorias nas contas das entidades públicas.

Denúncias
O presidente do TCE, João Jorge Jinkings Pavão, avalia que o convênio com o Detran vai facilitar o trabalho do Tribunal na inspeção e fiscalização dos veículos alugados pelos órgãos municipais e estaduais. “Existem denúncias de que prefeitos e outros órgãos públicos fazem contratações de carros fictícios. Para que possamos constatar a veracidade da denúncia, utilizamos ofícios que demandam tempo para se obter a resposta. Com esse convênio, teremos essa resposta imediata”, observou o presidente do TCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário