quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 13 de agosto de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
13 de agosto de 2014

Reação
Depois de muita discussão na sessão de ontem, os vereadores decidiram que a votação das mudanças na Lei dos Bares ocorrerá na próxima quarta-feira. Até terça-feira os vereadores poderão apresentar emendas. Presente à sessão, a juíza aposentada Maria das Graças Carvalho se posicionou contrária à alteração no horário de funcionamento dos bares e similares. Em 2004, a lei foi criada depois de debates entre o Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Câmara, Polícia e outras instituições. Ficou decidido que o funcionamento só seria permitido até a meia-noite, mas a Câmara aprovou estendendo o horário até as 2 horas da madrugada. “A lei atual é muito boa, só precisa ser cumprida”, opinou a juíza aposentada, alertando que a Câmara está usando subterfúgios para “liberar geral”. Maria das Graças entende que a bebida alcoólica é fator de agravamento da violência. “Vereador não tem competência para dizer que álcool não gera violência. O comandante da PM tem mais condições de falar sobre isso, e se ele diz, é verdade”. A sessão da próxima quarta-feira promete ser agitada. Lá estarão donos de bares, boates, garçons e pessoas que se sentem prejudicadas pelo barulho de casas noturnas, como moradores da área da Praça da Cultura.

E...
Para alguns, o horário só deveria ser alterado para as boates. Os bares continuariam fechando às 2 horas e as boates ficariam até as 4 horas, mas teriam que cumprir uma série de exigências, especialmente em relação à poluição sonora.

Saneamento
Observando que Imperatriz é muito carente na área de saneamento básico, o ex-deputado estadual Carlinhos Amorim destacou a iniciativa do governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e da Caema, em investir mais de R$ 5 milhões em obra de esgotamento sanitário no bairro Bacuri. “É um investimento necessário e fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Saneamento é saúde”, comentou Carlinhos Amorim.

Rumo
Em Imperatriz o Solidariedade (SD) está sob o comando do vereador Rildo Amaral. Ele informou que o partido já tem mais de 20 pré-candidatos a vereador. Indagado sobre o rumo que o SD tomará em 2016, Rildo Amaral garantiu que a sigla seguirá Clayton Noleto, pré-candidato a prefeito pelo PCdoB. “Por acreditação e afinidade”, resumiu o vereador.

Será?
Afirmação atribuída ao vereador Hamilton Miranda revela que a construtora Edeconsil, vencedora da licitação para fazer a obra de duplicação da BR-010, a travessia urbana de Imperatriz, estaria decidida a pedir o distrato do contrato. A obra é orçada em mais de R$ 168 milhões.

Dica valiosa!
Não precisa ser o síndico pra saber que desperdiçar energia não é uma boa ideia. Por isso, em tempos difíceis, a Cemar alerta para a economia de energia em condomínios, como instalar sensor de presença para acender as luzes nos locais de uso comum; pensar duas vezes antes de manter ligadas cascatas de piscinas, chafarizes e outros elementos ornamentais sem que haja um bom motivo pra isso, além de incentivar a coleta seletiva e troca dos resíduos por bônus na conta de luz do condomínio. A dica é valiosa, vale a pena economizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário