sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 21 de agosto de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
21 de agosto de 2015

Realizado
Integrante dos quadros da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão no Governo Roseana Sarney, o deputado federal Aluísio Mendes (PSDC) comemorou a aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos em alguns casos. Ele articulou junto ao Bloco Renovação e a outros partidos a aprovação da matéria. “Temos que combater a impunidade com leis mais rígidas, e dessa forma contribuir para que o sistema de segurança pública possa conter a onda de criminalidade que assola o país, com a significativa participação de adolescentes”, comentou o deputado maranhense. A votação teve o placar de 320 votos a favor e 152 contrários. Posicionaram-se favoravelmente à redução o PMDB, PSDB, PRB, PR, PSD, PTB, DEM e Solidariedade. A liderança do governo, PT, PSB, PDT, PCdoB, PROS, PPS, PV e PSOL orientaram voto contra a PEC. Agora é com o Senado.

Como votaram
Dos 18 deputados federais da bancada do Maranhão, 9 votaram a favor da redução da maioria penal. Foram Alberto Filho, André Fufuca, Aluísio Mendes, Cleber Verde, Hildo Rocha, Junior Marreca, Juscelino Filho, Victor Mendes e Waldir Maranhão. Votaram contra Eliziane Gama, João Marcelo Souza, Pedro Fernandes, Rubens Júnior, Sarney Filho, Weverton Rocha e Zé Carlos. Não votaram João Castelo e Zé Reinaldo.

Mais Asfalto
Amanhã, sábado, o governador Flávio Dino estará em três regiões para autorização de início de importantes obras em vias municipais e em rodovias estaduais. Ele vai lançar obras em Cândido Mendes, Carutapera, Luís Domingues, Matinha/Itans e São Mateus. É o programa “Mais Asfalto” sendo levado a todo o Maranhão.

Na mesma
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz realizou audiência pública para debater a cobrança de duas contas de energia no mesmo mês. Participaram representantes do Ministério Público, do Procon Municipal, da Defensoria Pública e da CEMAR. Pelo que se ouviu, não há nada que possa provocar uma mudança no que está aí.

Título
Na sessão de anteontem, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a concessão do título de cidadão imperatrizense a Ismael Pereira Bonfim. Ele é um dos mais antigos integrantes do PCdoB em Imperatriz. O Decreto Legislativo é de autoria do vereador Adonilson Lima.

Defesa
Movimentos sociais e integrantes do PT e outros partidos governistas fizeram manifestações no País em defesa da presidenta Dilma Rousseff. Em algumas cidades o movimento aconteceu pela manhã. Em Imperatriz, teve início por volta das 17 horas, na Praça de Fátima.

Posse
O DETRAN-MA empossa nesta sexta-feira 176 candidatos excedentes do concurso público realizado em 2013. Os aprovados foram convocados nos dia 21 e 22 de julho pelo Diário Oficial do Estado. Os novos servidores fazem parte da segunda lista de convocações de excedentes em menos de três meses. Com a posse dos novos servidores, o Governo do Estado prevê o fim da terceirização de mão de obra nas 15 Ciretrans do estado, conforme estabelece o acordo feito este ano com o Ministério Público do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário