quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Bastidores da política desta quarta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 05 de agosto de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
05 de agosto de 2015

Rendendo
Como era esperado, na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, ontem, o assunto predominante foi o fechamento de casas noturnas às 2 horas. O presidente da Câmara, vereador José Carlos Soares Barros, foi um dos que se pronunciaram. Ele subiu à tribuna e se posicionou contrário ao fechamento das casas nesse horário. O assunto é polêmico. As pessoas que se divertem à noite costumam sair de casa somente depois das 23 horas. E as boates passam a funcionar após esse horário, especialmente em relação a shows. Daí, mal começa a diversão, são obrigadas a fechar. O certo é que as cidades não podem ficar sem vida noturna. Agora é preciso que se imponha regras, para que não aconteçam certos incômodos, como o comprometimento do sossego público. Cada casa se adequaria às normas para evitar coisas como essa. Ontem, donos de casas de shows e artistas se reuniram com vereadores pedindo a revogação da Lei que limita até 2 da manhã o funcionamento. Hoje deve haver uma audiência pública. Repita-se, é um assunto polêmico e vai render muito.

Veto
Outro assunto comentado na Câmara, ontem, foi o veto do prefeito Sebastião Madeira ao projeto de lei regulamentando o serviço de táxi-lotação. Seriam legalizados 100 táxis. O veto foi lido em plenário e distribuído às comissões. Possivelmente amanhã voltará a Plenário para ser discutido e votado o veto. O projeto pode ser sancionado pela Presidência da Câmara.

Prioridade
O vereador Carlos Hermes (PCdoB) afirmou que neste segundo semestre vai puxar o debate na Câmara sobre o Plano Diretor da cidade, que completou dez anos e, segundo ele, precisa ser revisto. Além disso, vai cobrar o Plano Municipal de Saneamento Básico e propor a revisão da Lei de Zoneamento Urbano, “que precisa se adequar à nova realidade urbana do município”.

Será?
Ontem uma fonte informou que a pré-candidata a prefeita Rosângela Curado (PDT) teria convidado o ex-deputado estadual Dr. Pádua (PP) para ser seu vice. Consta que ele teria achado ainda muito cedo para tomar uma decisão. A intenção de Pádua seria ser candidato a deputado federal em 2018, pelo grupo liderado por Flávio Dino.

Mudanças
O governador Flávio Dino anunciou ontem que o professor Felipe Camarão será o novo secretário de Cultura. A professora Ester Marques passa a integrar a assessoria especial do governo. Ela vai cuidar da execução do PAC Cidades Históricas, no que cabe ao Governo do Maranhão. Também anunciou que a doutora Lilian Gonçalves Guimarães é a nova secretária de Gestão e Previdência, no lugar de Felipe Camarão. Ela já atuava como secretária adjunta.

Reação
O deputado Othelino Neto (PCdoB) contestou, na sessão dessa terça-feira (4), declarações da deputada Andrea Murad (PMDB), que repercutiu na tribuna denúncia de um suposto caso de propina havido no Governo do Maranhão. Othelino frisou que o pronunciamento da deputada Andrea foi focado em críticas e agressões a quadros do PCdoB maranhense. Ele lembrou que, recentemente, a direção estadual do PCdoB no Maranhão divulgou nota à imprensa, manifestando apoio à militante do partido Simone Limeira. No mês passado, ela pediu exoneração do cargo de assessora especial do governo do Estado, afirmando ter sido vítima de “uma covarde armação”.

Feira literária
A partir de ontem (04), o Imperial Shopping sedia uma feira literária com atrações imperdíveis. Além da exposição de best-sellers nacionais e internacionais e livros com preços simbólicos, o evento vai contar com uma programação infantil gratuita a cada semana. A feira é realizada na praça de eventos do shopping, das 10 às 22 horas, e deve seguir até o próximo dia 23. Ótima pedida pra quem quer mergulhar no universo dos livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário