quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bastidores da política desta quarta.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 5 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 5, 2012

Na justiça
O presidente da Colônia de Pescadores Z-29, Salomão Santana Filho, estará hoje cara a cara com o ex-prefeito Jomar Fernandes (PT), o maior inimigo político que colecionou durante as quase três décadas em que milita na política. Está marcada para as 10 horas uma audiência na Vara da Fazenda Pública, em função de uma ação que Santana move contra o ex-prefeito por conta da demolição do prédio da Colônia Z-29 e da retirada da geleira, que havia sido comprada com recursos repassados pelo governo do Estado. Salomão disse ontem que não sabe o rumo que tomou a geleira, que na época teria sido levada para a Sinfra - Secretaria de Infraestrutura.

Visita
Ontem pela manhã o prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Madeira, fez uma visita a Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz. Madeira tem bom relacionamento não apenas com representantes da Igreja Católica, como também das igrejas evangélicas.

Debate
Nos últimos dias não se falou mais em debate entre os candidatos na TV. O tumulto registrado na reunião para discutir o assunto levou a TV Mirante a cancelar o debate. Só que agora surge a informação de que a emissora voltará a discutir a realização do debate. Uma reunião estaria marcada para hoje.

Desigual
O Brasil é um dos campeões mundiais das desigualdades regionais. O Sudeste concentra 55% do PIB do país, enquanto o Nordeste responde por apenas 13,5%. Outros indicadores apontam disparidades ainda maiores quando a análise recai sobre aspectos como educação e saúde. Mesmo assim, a maior concentração de recursos orçamentários ainda é dirigida para as regiões Sul e Sudeste, o que vem levando o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) a sistematicamente subir à tribuna para protestar contra o tratamento desigual dos estados nordestinos, particularmente o estado dele, o Maranhão.

Jogo duro
Em João Lisboa, a disputa está ficando acirrada entre os candidatos Dr. Enoque (PP) e Jairo Madeira (PSDB). O primeiro é apoiado pelo prefeito Emiliano Menezes. Também são candidatos Chico Soares (PRP) e Evilásio Nogueira (PV).

No páreo
Decisão do Tribunal Regional Eleitoral, ontem, garantiu o registro da candidatura de Gleide Lima Santos (PMDB), que disputa a prefeitura de Açailândia. Foi pedido vista do processo pelo juiz federal Nelson Loureiro dos Santos, causando a suspensão do julgamento, mas o placar já estava 5 a 0 a favor da ex-prefeita, o que assegura o deferimento da sua candidatura. Gleide tem como principal adversário Elson Santos (PSDB), sobrinho do prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos.

Acelerando
Dos 755 recursos de registro de candidaturas autuados até o dia 3 de setembro no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, a Corte já julgou 651, restando o total de 104. Apenas na sessão de segunda-feira (3) foram julgados 85 recursos e mais 19 embargos de declaração e 2 processos referentes à propaganda eleitoral. Ontem, só pela manhã, os membros julgaram mais 34 processos. À tarde, se reuniram novamente. O TRE marcou as sessões ordinárias também para os dias 6 (à tarde – 15h), 10, 12, 17, 19 e 21 de setembro pela manhã e tarde (9h e 15h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário