quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bastidores da política desta quarta.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 19 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 19, 2012

Distante
Nem Edivaldo Holanda (PTC), nem João Castelo (PSDB). Demonstrando a sua ira com as lideranças da oposição na capital, o filho do ex-governador Jackson Lago, Igor Lago, decidiu apoiar para prefeito o ex-deputado Haroldo Sabóia (PSOL). A mágoa de Igor vem das eleições estaduais de 2010, quando a própria oposição tratou de enfraquecer Jackson, e da escolha do comando do PDT no Estado, quando Igor foi rifado. Nas eleições de São Luís, do lado de Holanda Júnior está Flávio Dino. Do lado de Castelo está o ex-governador José Reinaldo Tavares. Igor não quis conversa com ninguém. Vai com Sabóia. Em Imperatriz, ele não quer saber do candidato do seu partido, Carlinhos Amorim. Também porque tem Flávio Dino no jogo. Por isso, apoia Sebastião Madeira (PSDB). E assim seguem Igor e a viúva Clay Lago: distantes do PDT e do comunista Flávio Dino.

Caminhadas
Os candidatos a prefeito de Imperatriz intensificam as caminhadas nos bairros. Ontem Madeira foi, novamente, à Vila Cafeteira. Rosângela Curado fez caminhada no bairro Bacuri, acompanhada do ex-prefeito Ildon Marques. Também estava prevista a presença do deputado federal Davi Alves Silva Júnior. Já Carlinhos Amorim esteve no Parque do Buriti.

Nostradamus
As apostas estão altas entre os “entendidos” sobre assuntos eleitorais. As previsões são as mais diversas sobre quantos vereadores cada coligação vai eleger. Para isso, preveem quantos votos cada candidato terá e aí chegam ao número de votos que seria alcançado por coligação e, consequentemente, a quantidade de eleitos. As urnas costumam mostrar diferente...

Será?
Correm nas rodadas políticas os comentários de que um partido estaria servindo de laranja para outro. Inclusive no programa eleitoral de hoje iria jogar um vídeo contra um dos adversários, já que o outro partido não quer entrar em polêmica. Assim, manda o “aliado” para a briga.

Debate
Ontem a TV Mirante definiu a realização do debate entre 6 dos 9 candidatos a prefeito de Imperatriz. O candidato Sebastião Madeira não participou da reunião nem mandou representante. O debate será no próximo dia 4 de outubro. Participarão os candidatos cujos partidos têm representantes na Câmara Federal. Apenas dois não têm, mas o candidato Justino Filho abriu mão para que o debate seja realizado. Os três que ficarão fora serão compensados com entrevista de oito minutos no JMTV 1ª edição.
O debate terá quatro blocos de discussão e um quinto destinado apenas às considerações finais. Os quatro blocos iniciais terão duração de 20 a 24 minutos cada e o último oito minutos e meio. A Globo ainda não anunciou o jornalista que mediará o debate.

Regressiva
Faltam 18 dias para as eleições de 7 de outubro. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente. Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República, são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional. Tanto para a eleição dos cargos majoritários quanto dos proporcionais somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário