sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bastidores da política desta sexta.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 21 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 21, 2012


Apoio
Confirmando o que estava previsto, ontem à tarde a governadora Roseana Sarney foi a Açailândia participar de uma carreata da candidata a prefeita Gleide Santos (PMDB), que enfrenta o candidato apoiado pelo prefeito Ildemar Gonçalves, Elson Santos (PSDB). Roseana estava acompanhada do secretário Hildo Rocha. Até agora ela só tinha participado da campanha de Albérico Filho, em Barreirinhas. Ao ir a Açailândia, Roseana demonstra que quer “ajustar contas” com o seu ex-aliado Ildemar Gonçalves. Também revela o prestígio que Gleide tem com a governadora. De Açailândia, Roseana foi direto para São Luís. No aeroporto de Imperatriz, haviam pré-candidatos a prefeito de municípios da região à sua espera.

Barrados
Muitas candidaturas liberadas pelo TRE estão levando ferro no TSE, que está aplicando a Lei da Ficha Limpa. É o caso de Marconi Duailibe Gomes, de Amarante. Outros candidatos de municípios da região também terão que enfrentar o crivo do TSE, e pelos exemplos que já existem, dificilmente obterão êxito. A Ficha Limpa veio mesmo para limpar...

Em campo
Os candidatos a prefeito de Imperatriz intensificam as caminhadas. Ontem o candidato do PDT, Carlinhos Amorim, esteve na Vila Cafeteira. Adalberto Franklin, do PT, fez caminhada no Parque São José. Rosângela Curado, do DEM, visitou os moradores do bairro Juçara. O candidato Sebastião Madeira foi ao bairro Mutirão.

(In)segurança
Os deputados Eduardo Braide (PMN), Raimundo Louro (PR) e Raimundo Cutrim (PSD) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa nessa quinta-feira para pedir que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) requisite Força Federal para garantir a segurança nas eleições em todos os municípios do Maranhão. A preocupação dos deputados foi justificada pela onda de violência que se espalha no interior do Estado, por conta da disputa entre grupos políticos. O deputado Raimundo Cutrim confessou que esteve em Trizidela do Vale e constatou que o clima está realmente tenso.

Regressiva
Faltam 16 dias para as eleições de 7 de outubro. Partidos e candidatos são proibidos de fornecer alimentação e transporte a eleitores no dia do pleito, seja na cidade ou no campo. Mas os eleitores residentes na zona rural contam com um apoio logístico da Justiça Eleitoral para que possam exercer o direito ao voto.

Mensalão
O tão aguardado julgamento do núcleo político do processo do chamado mensalão só deverá começar no início de outubro. O ministro relator do processo no Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, vai colocar em votação nos próximos dias a primeira parte do capítulo sobre compra de votos no Congresso. Só depois que os ministros decidirem se aceitam ou não as denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro dos partidos PP, PL - hoje PR -, PTB e PMDB, é que ele vai apresentar seu voto sobre os acusados de corrupção ativa e formação de quadrilha, Marcos Valério e seu grupo e os ex-deputados petistas José Dirceu e José Genoíno, além do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. A lógica é que, rejeitadas as condenações por corrupção passiva, ficariam prejudicadas as de corrupção ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário