sábado, 15 de setembro de 2012

Bastidores da política deste sábado.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 15 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 15, 2012

Assim é
Já não se tem mais PT como antigamente. A militância some das ruas e as lideranças não seguem o partido, cometendo infidelidade e outras práticas que só se via no DEM, PMDB, PP e outros partidos onde ideologia, ética, fidelidade, passam a quilômetros de distância. Enfim, o PT caiu na vala comum da política. Em Imperatriz, o partido tem um candidato a prefeito, Adalberto Franklin, que está praticamente sozinho, jogado às feras apoiadas pelas máquinas de moer adversários. E onde estão os guerreiros do PT, aqueles que foram para as ruas na histórica eleição de 2000, levando Jomar ao Palácio Renato Moreira? Vê-se agora um grupo esfacelado e o pouco que sobrou empunhando a bandeira vermelha. E só. Para se ter uma ideia, na próxima semana estará vindo a Imperatriz o deputado Domingos Dutra (PT), não para apoiar Adalberto, mas pedir votos em favor do candidato do PDT, Carlinhos Amorim. Menos mal, porque em Açailândia, João Lisboa e Carolina, o PT está unido mesmo é com o PSDB, o inimigo número 1 da presidenta Dilma. Por aí, você vê como anda aquele que se apresentava como um exemplo de partido...

E...
Para completar, comenta-se que um candidato a vereador do PT estaria apoiando um candidato a prefeito “do lado de lá”...

Jogo bruto
A campanha está entrando na reta final e há candidatos que deverão apertar a artilharia pra cima dos adversários. Consta que já nos próximos programas eleitorais no rádio e na TV o bombardeio começará. Os alvos, claro, são os que estão na frente.

Zangado
Um candidato a vereador está abismado com a estrutura proporcionada à campanha de três candidatos de sua coligação. Enquanto ele – diz – nem consegue falar com o candidato a prefeito. Aborrecido, demonstra indisposição para pedir voto em favor do seu candidato. E na hora certa vai soltar muita coisa, promete.

Inês é morta
Pra que agir depois do leite derramado? O secretário Max Barros deveria ter acompanhado a obra da Pedro Neiva de Santana durante a sua execução. Agora que a lambança foi feita, pouco adianta. O governo do Estado precisa estar atento para evitar má qualidade das obras, como na Pedro Neiva.

Contra
O deputado federal Domingos Dutra é contra a divulgação de pesquisas eleitorais. Em pronunciamento na Câmara, ele citou o exemplo de um município do Maranhão, onde, numa semana, um candidato aparecia com 10 pontos de vantagem. Na semana seguinte, o adversário estava à frente 20 pontos percentuais nas pesquisas. Para Domingos Dutra, há uma continuada manipulação de institutos de pesquisas visando influenciar a vontade do eleitor. Ele entende que a pesquisa deve ser usada apenas para consumo interno, para que os candidatos se orientarem durante a campanha.

Cassação
A prefeita Adriana Ribeiro, de Amarante, aparece no DivulgaCand do TSE com o registro da candidatura em situação de cassado. Ela foi acusada de abuso de poder político. Adriana teria reajustado os vencimentos dos servidores no período das eleições, o que é proibido pela legislação eleitoral. O juiz eleitoral Glender Malheiros Guimarães decidiu pela cassação da candidata.

Regressiva
Faltam 22 dias para as eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, até agora, dos Tribunais Regionais Eleitorais, 24 pedidos de requisição de forças federais para garantir a segurança nas eleições municipais de outubro. Esses pedidos envolvem 213 municípios ou localidades em nove Estados. Deste total, o Plenário já julgou cinco processos, sendo 71 municípios em quatro Unidades da Federação. No Maranhão, um processo já foi deferido para o atendimento ao município de São Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário