quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto da UFMA faz resgate histórico sobre comunidades quilombolas de Alcântara


Imperatriz - Estudantes e professores da Universidade Federal do Maranhão - campus Imperatriz - realizaram a 15ª viagem para o município de Alcântara, situado no norte do Maranhão, com objetivo de  resgatar a história das comunidades quilombolas da região.

O grupo “ALMA (Alcântara – Maranhão): reescrevendo as histórias das comunidades quilombolas do Maranhão”, formado por estudantes dos cursos de Pedagogia, Direito, Enfermagem e Comunicação Social – Jornalismo da UFMA Imperatriz, além de representante do Centro de Cultura Negra Negro Cosme e da Coordenação de Igualdade racial, realiza atividades em Alcântara há quase três anos.

Uma das metas do grupo é escrever um livro que conte a história e mostre os avanços e tradições das comunidades quilombolas do Maranhão. São dois anos e oito meses de trabalho e a expectativa é que a publicação seja feita no primeiro semestre de 2013.

Para atualizar as informações e buscar novos aspectos para a composição do livro, a viagem do grupo, no mês de setembro, também abriu espaço para revisitação de comunidades. Os pesquisadores foram novamente às comunidades de Castelo, Marudá, Só-assim, Mamuri e Ilha do Livramento. Além da observação, o grupo também recebeu material, escrito pelos próprios moradores, que vão servir também de base para a publicação.

Na última viagem, 11 integrantes do grupo realizaram atividades durante a celebração dos 190 anos de independência do Brasil. O grupo participou de eventos escolares que exaltaram o civismo, principalmente desfiles. As celebrações aliaram a tradição cívica aos saberes populares. “Em um dos desfiles em Alcântara, as crianças participavam do desfile, quando num momento a fanfarra parou e o espaço foi dado ao tambor de crioula”, conta a professora Herli Carvalho, coordenadora do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário