sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bastidores da política desta sexta.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 7 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 7, 2012

Jogando
Na semana passada, um candidato a prefeito de Imperatriz teria ido à casa de uma forte liderança política que está apoiando outra candidatura. Não se sabe o que o oposicionista foi conversar, mas a disputa eleitoral estaria caminhando para uma convergência de grupos nesta reta final da campanha. Pode até não haver uma aliança oficializada, descartando-se inclusive desistência de candidato, mas a tendência é de que seja feito um pacto de “todos contra um”. O prefeito Sebastião Madeira é o alvo. Vai valer tudo daqui pra frente. Quem for fraco que saia do meio. E que ovo não entre em briga de pedra...

A propósito
Ontem o deputado Antonio Pereira, um dos patronos da candidatura de Rosângela Curado, negou a existência de acordo do seu grupo político com o candidato a prefeito Carlinhos Amorim (PDT).

Debate
Primeiro foi em Imperatriz. Agora, em São Luís. A TV Mirante está encontrando dificuldades para realizar o debate devido ao número de candidatos. São Luís tem oito candidatos, e a TV quer fazer o debate com apenas cinco. Quem ficaria fora não aceita, e com a falta de um entendimento pode não haver o debate. Em Imperatriz, depois da segunda reunião a coisa caminha para um acordo. Bom para o eleitor. Não participariam Justino Filho (PTC), Aluísio Melo (PCB) e Wilson Leite (PSTU). Eles seriam compensados com cinco minutos de entrevista no JM TV.

Pesquisa
Os eleitores estão ansiosos pela divulgação de nova pesquisa sobre as eleições em Imperatriz. Já foram divulgadas duas da Escutec e uma do Ibope, todas apontando Madeira na liderança. Consta que entre 15 e 20 próximos seriam divulgados os números de nova pesquisa do Ibope. É aguardar.

“Não” pegando
Para satisfazer a vontade do chefe, há aqueles que não pensam no seu próprio futuro e acabam se ferrando. Acompanhando a vontade do governador Simão Jatene (PSDB), o deputado e ex-prefeito de Marabá-PA, Tião Miranda (PTB), se posicionou a favor do “Não”, contra a criação do Estado de Carajás. Agora candidato a prefeito, está pagando por isso, com os adversários explorando a “traição”.

E...
Por incrível que pareça, em Imperatriz os candidatos não estão usando o surrado discurso sobre a criação do Maranhão do Sul, que só aparecia em período eleitoral. Viram que não rende mais voto, porque o povo não cai mais nessa conversa...

Reforma
O deputado federal Rogério Peninha, do PMDB catarinense, cobrou dos parlamentares para retomarem os debates sobre a reforma política no país. Para ele, muitos partidos são criados sem definição ideológica, o que acaba comprometendo o atendimento das necessidades dos eleitores. O deputado cobrou a adoção do financiamento público de campanha para moralizar a vida pública.
Na opinião do deputado João Ananias, do PCdoB cearense, o financiamento público de campanha vai fortalecer as ações em favor do combate à corrupção, garantir a igualdade de condições dos candidatos e oferecer mais autonomia aos representantes do povo. Já Mário Negromonte, do PP baiano, apelou à presidência da Câmara e aos líderes partidários para que priorizem a discussão e a votação da reforma política. Para ele, o Brasil não tolera mais se envolver em eleições a cada dois anos, o que, na avaliação do parlamentar, acaba causando a depreciação da classe política.

Unificação
Entre os pontos da reforma que considera importantes, o deputado Mário Negromonte destacou a unificação das eleições com mandato de cinco ou seis anos, sem reeleição, e o financiamento público de campanha.

Ora a lei...
Este colunista esperou uma hora para ser atendido na agência de um banco público. De acordo com a lei criada pela Câmara Municipal, a pessoa não pode passar mais do que meia hora na fila dos bancos.

Essa é boa
Já cansado de esperar a sua vez para ser atendido no banco, ontem, um cidadão soltou esta: “A única coisa que cresce no Brasil são as filas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário