sábado, 29 de setembro de 2012

Bastidores da política deste sábado..............

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 29 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 29, 2012

Pesquisa
Causou grande repercussão em Açailândia a pesquisa encomendada por O PROGRESSO. Até agora não havia sido divulgada nenhuma pesquisa sobre as eleições naquela cidade. E como não poderia deixar de ser, aliados da candidata Gleide Santos contestaram o resultado. A pesquisa mostra uma ligeira vantagem do candidato Elson Santos. Mas observadores políticos de Açailândia dizem que a pesquisa retratou a realidade do que se vê nas ruas, com uma eleição bastante equilibrada, como sempre acontece ali. Basta lembrar a última eleição, em que Ildemar Gonçalves venceu Jeová Alves com uma diferença de apenas 34 votos. Portanto, será uma disputa voto a voto. Os candidatos estão jogando tudo. Açailândia pega fogo...

Números
Conforme foi divulgado ontem, na espontânea a pesquisa aponta Elson Santos com 43,5% e Gleide Santos 41%. Prof. Nilton tem 8%. Indecisos 7,3% e branco 0,2%. Na estimulada, Elson tem 43,8, Gleide 42,3% e Prof. Nilton 8,2%. Não opinou 4,7% e branco/nulo 1%. A pesquisa foi realizada pela Inteligente Consultoria e Serviços Ltda. nos dias 24 e 25 de setembro e registrada sob o número 00292/TRE-MA. Foram ouvidas 600 pessoas e a margem é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sumidos
O ex-prefeito Jomar e a ex-deputada federal Terezinha Fernandes não deram mesmo as caras nestas eleições. Não se viu nenhuma vez eles na campanha do companheiro Adalberto Franklin (PT). Será que o ex-prefeito não está mais interessado em disputar mandato? Ou está esperando um “novo tempo” para voltar. Talvez seja tarde demais...

Apoio
Dos cinco deputados estaduais da região, três apoiam Madeira: Léo Cunha, Dr. Pádua e Valéria Macedo. Antonio Pereira apoia Rosângela Curado e Carlinhos Amorim é candidato. O interessante é que Valéria é do mesmo partido de Carlinhos, o PDT, mas está com o candidato tucano.

Visita
Ontem à tarde o candidato a vereador Esmerahdson de Pinho visitou O PROGRESSO. Acompanhado de assessores, ele conheceu as novas instalações do jornal, os novos equipamentos e falou sobre a sua campanha, demonstrando otimismo quanto à sua vitória no dia 7 de outubro. Filho da ex-vereadora Mari de Pinho, que faleceu no dia 14 de agosto de 2010, Esmerahdson é candidato pelo PSDB.

Marabá
A eleição está quente em Marabá-PA. Cento e vinte pastores da Igreja Assembleia de Deus oficializaram adesão ao candidato João Salame. Mas só tomaram essa decisão depois que viram Salame com chances de vencer o ex-prefeito Tião Miranda. O atual prefeito, Maurino Magalhães, está longe dos dois.

Regressiva
Faltam 8 dias para as eleições. Na manhã de ontem a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu em seu gabinete o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e representantes das empresas de telefonia de todo o país para tratar de temas relacionados à votação e à apuração dos resultados da eleição do próximo dia 7 de outubro. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, a necessidade da reunião surgiu de uma preocupação com reclamações relatadas por todos os Tribunais Regionais Eleitorais em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados. O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário