quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bastidores da política desta quinta..............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 27 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 27, 2012

Protesto
Na tarde de terça-feira, moradores de Governador Edison Lobão foram para as ruas protestar contra o prefeito Lourêncio Moraes, devido ao caos administrativo em que está mergulhado o município. A reação popular acontece num momento quente da eleição, mas não serve muito de munição para os candidatos porque Lourêncio não é adversário. Ele desistiu de concorrer à reeleição exatamente devido aos problemas que está enfrentando e seria alvo fácil dos concorrentes. A população exige a saída dele. Mas a essa altura do campeonato, seria melhor mesmo esperar chegar ao final, porque só faltam três meses para ele entregar o cargo. Dia 1º de janeiro assume o novo prefeito e que Edison Lobão vire esta triste página de sua história.

Exagero
Para quem acha que em Imperatriz é exagerado o número de candidatos a vereador: no município de Governador Edison Lobão são 118 candidatos, conforme mostra o DivulgaCand, do TSE. O número de eleitores é 12 mil. Proporcionalmente, em Edison Lobão o número de candidatos é cinco vezes maior em relação a Imperatriz.

Caminhada
Ontem pela manhã, o candidato do PDT, Carlinhos Amorim, realizou a caminhada da paz, com a presença do ex-deputado Flávio Dino, que é anunciado pelo locutor como “o futuro governador”. Só que a participação popular foi muito abaixo do esperado. A caminhada começou na Praça de Fátima.

E...
Especula-se que caso não seja eleito prefeito, o deputado Carlinhos Amorim seria uma opção de Flávio Dino para compor a chapa majoritária encabeçada por ele, em 2004, para enfrentar o candidato da governadora Roseana Sarney – Edison Lobão ou Luís Fernando.

Cassação
A oposição ainda sonha em tomar o Palácio dos Leões através do tapetão. O recurso do ex-governador José Reinaldo Tavares pedindo a cassação de Roseana Sarney aguarda parecer do Ministério Público. Após o parecer, será colocado em pauta para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os advogados de acusação são Rubens Pereira Júnior, Abdon Marinho e Rodrigo Lago.

Regressiva
Faltam 10 dias para as eleições. O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para 26 municípios do Maranhão. O relator dos pedidos, ministro Arnaldo Versiani, informou que o Tribunal Regional Eleitoral fez um amplo estudo para apontar as localidades que realmente demandam o envio de força federal. Ele acrescentou que a governadora Roseana Sarney foi consultada e se manifestou pelo envio das tropas porque as regiões apresentam instabilidade de ordem pública.

Municípios
Foi autorizado o envio de tropas para os municípios de Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú. Em Sergipe, as tropas federais garantirão a normalidade das eleições em Monte Alegre de Sergipe.

Alternativa
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara analisa projeto (PL 2246/11) que estabelece pena alternativa de serviços comunitários de proteção e preservação ambiental para motoristas com 20 pontos na carteira por infrações leves ou médias. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) prevê a suspensão, de um mês a um ano, do direito de dirigir para quem atingir 20 pontos na carteira de motorista ao longo de um ano. A pena alternativa proposta seria utilizada a critério do Detran local, quando considerá-la mais educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário