domingo, 30 de setembro de 2012

Bastidores da política deste domingo.............

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 30 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 30, 2012

Com fica?
Os candidatos a prefeito de Amarante, Adriana Ribeiro e Marconi Duailibe Gomes, continuam com as candidaturas subjúdice.  Conforme o DivugaCand do TSE, a situação de Adriana é cassada com recurso e Marconi indeferido com recurso. Faltam 7 dias para as eleições. E como fica? Os dois vão para as urnas com a pendência na justiça, ou o TSE vai julgar os casos antes do dia da votação? Ou os candidatos não vão esperar uma decisão judicial e indicarão seus substitutos no decorrer desta semana? O certo é que o eleitor fica sem a certeza de que o seu candidato está concorrendo pra valer, com a condição de elegível. Enquanto isso, os dois candidatos estão em campo, fazendo caminhadas e comícios.

Competência
Em Açailândia, onde as eleições são as mais equilibradas da região, os aliados da candidata Gleide Santos (PMDB) comemoram o fato do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido que é das Câmaras Municipais a competência para julgar contas de prefeitos e ex-prefeitos, contrariando o entendimento de que os TCEs poderiam também tornar inelegíveis os gestores e ex-gestores com contas rejeitadas pelas cortes de contas. Com isso, acreditam que Gleide Santos é “ficha limpa”.

Câmara
Em Açailândia, 194 candidatos disputam o cargo de vereador. A Câmara aumentou de 11 para 17 o número de cadeiras, portanto seis a mais. O município tem 71 mil eleitores.

Debate
Os candidatos jogam tudo nesta reta final de campanha. Ontem o prefeito Madeira realizou uma grande carreata. Os outros candidatos também intensificam a caça ao voto. Mas a expectativa do eleitor está mesmo direcionada é ao debate que será promovido pela TV Mirante, dia 4, com seis dos nove candidatos. Ontem o diretor da TV Mirante/Imperatriz, Alan Neto, informou à coluna que o mediador do debate será o jornalista Sidney Pereira, da TV Mirante/São Luís.

Desespero e mentira
Desesperado diante da iminente derrota, o candidato a prefeito de Sítio Novo-TO, Zé Almir (PDT), tentou cassar a candidatura do prefeito Jair Farias (PMDB), mas perdeu na justiça, que rejeitou a denúncia. Além disso, ele estava espalhando que Jair não era mais candidato. Por conta disso, a Justiça Eleitoral acionou a Polícia Federal. Zé Almir terá que se explicar sobre a mentira contra o adversário.

Pesquisa
A pesquisa feita pelo Instituto Foco e divulgada por O PROGRESSO dia 21 de setembro aponta a vitória de Jair Farias. Ele aparece com 57,2 das intenções de votos, contra 32,8% de Zé Almir. Portanto, uma vantagem de 24,4%. Não sabe/não respondeu 8,6%. Branco/nulo 1,4%. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Nativa FM Ltda. e realizada nos dias 17 e 18 de setembro. Foram ouvidos 430 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TRE-TO sob o protocolo TO-00291/2012.

Regressiva
Daqui a exatamente sete dias, será realizado o primeiro turno das Eleições 2012, marcado para o dia 7 de outubro. No dia da votação, os eleitores poderão comparecer às urnas a partir das 8 horas em seu local de votação para escolher prefeitos e vereadores de suas cidades. Antes de abrir a urna para receber o voto do eleitor, o presidente da mesa receptora de votos ligará a máquina às 7h30min na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos. Quando for ligada, ela emitirá o relatório chamado “zerésima”, que traz toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que nenhum deles computa voto, ou seja, a urna tem zero voto. Com o início da votação, o mesário recebe do eleitor o seu documento de identificação e título de eleitor, digita o número do título no terminal do mesário e, por meio do nome mostrado na tela desse terminal, o mesário identifica o eleitor e o autoriza a votar. Para isso, o mesário pressiona a tecla CONFIRMA a partir do seu computador e libera a urna eletrônica localizada em uma cabina inviolável para que o eleitor possa registrar seu voto. A votação será encerrada às 17 horas e os dados contidos nos flash cards (cartões de memória contidos nas urnas) são gravados criptografados em uma mídia de resultado (pendrive), que é encaminhado ao local próprio para transmissão até o Tribunal Regional Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário