domingo, 23 de setembro de 2012

Bastidores da política deste domingo..............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 23 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 23, 2012

Esquentou
Eleição é como campeonato de futebol. Começa fria e na reta final “endoida” o eleitor. É assim que está ficando em Imperatriz, com a reta final do campeonato das urnas. A cidade está agitada. Candidatos intensificam suas campanhas e o eleitor vai se envolvendo, discutindo, vestindo a camisa, ou melhor, agitando bandeira e usando adesivos. Camisa não pode, é proibida. Em cidades pequenas, vira uma verdadeira guerra. A paixão passa dos limites. O eleitor esquece as frustrações com os políticos e se torna o seu mais ferrenho defensor. Mas o mais importante em tudo isso é a vitória da democracia. Que a vontade de cada um seja respeitada.

Forte
O candidato a vereador Esmerahdson de Pinho mostrou que é mesmo forte. A prova é a grande carreata que ele realizou na manhã de ontem. Esmerahdson é do PSDB, coligado com o PP, PSL e PSD. O jogo é duro nesta coligação, porque há outros candidatos fortes, entres eles os vereadores Alberto Sousa, Raimundo Costa, Hamilton Miranda, Roma e Chagão.

Mais
Para desespero da oposição, Roseana Sarney não está somente construindo os hospitais que prometeu, como está anunciando outros. Caso dos cinco hospitais anunciados sexta-feira, sendo quatro macrorregionais em Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz, e um geral, em Chapadinha. O lançamento dos editais de licitação para a realização das obras foi feito por Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.
Os hospitais deverão ser executados em 18 meses e terão uma área construída de 5.526 metros quadrados, com 100 leitos e 10 UTIs. O Hospital Macrorregional de Imperatriz custará R$ 17.958.500,00.

Devendo
O deputado federal Hélio Santos vem sendo alvo de críticas devido ao seu “sumiço” desde que se elegeu, especialmente em relação a Imperatriz. Ele teve uma votação expressiva na cidade, com apoio do prefeito Sebastião Madeira. Mas até agora não “levantou uma palha” em favor de Imperatriz. Até em sua base política-eleitoral, Açailândia, a sua atuação é questionada.

Regressiva
Faltam 14 dias para as eleições municipais de 7 de outubro.

Quociente eleitoral
Para os cargos proporcionais não são eleitos necessariamente os candidatos que obtêm a maioria dos votos. Para se elegerem, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Para participar da distribuição dos lugares na Câmara de Vereadores, o partido ou coligação precisa alcançar o quociente eleitoral — resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos), pelo total de lugares a preencher em cada Parlamento.

Quociente partidário
Feito o cálculo do quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que determinará a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação terá no Parlamento. Para chegar ao quociente partidário, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário