quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SES realiza seminário em Imperatriz

São Luís - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Vigilância em Saúde realiza Seminário Integrado em Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas\PFA\Poliomielite e Doenças Exantemáticas, no auditório da Regional de Saúde de Imperatriz. O evento começou quarta-feira (19) e termina nesta sexta-feira (21). Na abertura do evento estiveram presentes, Francisco Rênio de Souza Pereira (Gestor da Regional de Saúde de Imperatriz), a enfermeira Maria de Jesus Borges Rangel (Coordenadora Estadual do Programa das Paralisias Flácidas Agudas\Poliomielite da SES), Maria Oneide Almeida Lima (Coordenadora Estadual do Programa das Doenças Exantemáticas) e Maria do Socorro Ribeiro (Coordenadora da Imunização do município de Imperatriz). 

O seminário tem como objetivo sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde da Unidade Regional de saúde de Imperatriz sobre a importância das parcerias para a manutenção da erradicação da poliomielite e eliminação do sarampo no Brasil. Os profissionais de saúde são da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Imunização, Laboratórios, Hospitais públicos, privados e outras instituições. 

O primeiro dia de trabalho foi com os municípios de Amarante, Buritirana, Senador La Rocque, João Lisboa, Imperatriz, Davinópolis. No segundo dia foi com os municípios de Campestre, Carolina, Estreito, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Sitio Novo, e também algumas instituições como CEREST, UPA, CAPS de Imperatriz e Vigilância Epidemiológica. No terceiro dia será trabalhado com os Laboratórios privados e Hospitais Privados, Hospital Regional Materno Infantil, Odontólogos e Agentes de Saúde de Imperatriz. 

O Gestor Rênio ressalta a importância do seminário, está acontecendo nesta região, pois os trabalhadores da saúde terão a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos, para melhor desenvolver políticas públicas, para a população dos seus municípios. Outro enfoque ressaltado pelo gestor, foi que na Nigéria em 2010 teve casos de PFA, e em 2011 foi notificados 10 casos de PFA. Com esse acontecimento devido a economia global e a globalização, todos os países do mundo devem estar em alerta, pois o intercambio entre os países permite a transmissão da doença com mais rapidez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário