domingo, 16 de setembro de 2012

Bastidores da política deste domingo.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 16 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 16, 2012

Agora vai
A assessoria do candidato Carlinhos Amorim (PDT) está anunciando para amanhã a vinda do deputado Domingos Dutra para reforçar a campanha. É noticiada como se fosse um grande trunfo para o candidato “arrancar rumo à vitória”. Não é pra menos. Afinal, é muito grande a importância eleitoral do petista em Imperatriz. A sua influência junto ao eleitorado da Terra do Frei é comparável à que tinha o ex-governador Jackson Lago. Portanto, Domingos Dutra pode “virar o jogo” nesta reta final de campanha. Te cuida, Madeira! Te cuida, Rosângela!

Protesto
“A democracia burguesa tem suas ferramentas (econômicas e legais) para impedir que os trabalhadores tenham a possibilidade de questionar a ordem burguesa. Eis mais esse exemplo de democracia”. A afirmação é do candidato a prefeito Wilson Leite (PSTU), ao protestar contra a sua exclusão do debate que a TV Mirante está pretendendo realizar. De acordo com a regra, só participarão os candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara dos Deputados. “Se não fosse isso, encontrariam outras justificativas para que não participássemos”, acredita Wilson Leite.

Direitos iguais
Esse negócio de limitar número de candidatos em debate, seja aonde for, precisa ser questionado. Afinal, todos os candidatos têm os mesmos direitos. Pelo menos é o que deveria, conforme assegurado pela legislação eleitoral. Excluir um ou outro, aí já se torna uma disputa desigual. Ou vai todo mundo, ou não tem debate. Seria o correto. O resto é argumento de quem só está vendo o que lhe interessa...

Será?
Em Açailândia anunciam para terça-feira, dia 18, a presença da governadora Roseana Sarney em um comício da coligação “Açailândia é de Todos Nós”, que tem como candidata a prefeita Gleide Santos (PMDB). Pode até acontecer, mas até agora Roseana não participou de nenhum comício. Nem de Washington Luiz, em São Luís. Seria muito prestígio de Gleide Santos.

E...
Também em Açailândia anunciam que o advogado Sérgio Vieira (PTB) vai assumir o mandato de deputado estadual, na vaga do deputado Antônio Pereira, por três meses. Ele tomaria posse amanhã, segunda-feira, e na terça chegaria em Açailândia acompanhando a governadora Roseana Sarney. Sérgio Vieira é natural de Açailândia, neto do ex-vereador por vários mandatos, Antonio Ferreira.

Regressiva
Faltam 21 dias para as eleições. De acordo com a Lei 9.096/95 (artigo 32, parágrafo 3º), os diretórios municipais devem encaminhar balancetes mensais aos juízes eleitorais durante os quatro meses que antecedem as eleições e também nos dois meses posteriores. O prazo para as legendas entregarem o balancete de agosto terminou nesse sábado (15), uma vez que a legislação determina que esses documentos devem ser enviados até o 15º dia do mês subsequente. Os balancetes devem conter a discriminação detalhada dos valores e destinação dos recursos oriundos do Fundo Partidário; a origem e o valor das contribuições e doações; comprovação dos gastos com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações e demais atividades de campanha, e todos os detalhes sobre receitas e despesas do mês de referência.

Responsabilidade
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto de lei (PL 2307/11) que livra o candidato a cargo eletivo da responsabilidade por crime praticado na campanha por cabo eleitoral ou colega de partido, a menos que seja provada a participação intencional do candidato. A proposta foi apresentada pelo deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB de Minas Gerais. O relator, deputado Luiz Couto, do PT da Paraíba, apresentou parecer favorável à proposta. “Muitas vezes o candidato tem um cabo eleitoral que comete uma atividade que não tenha a sua autorização. Outras vezes são adversários políticos e muitas vezes até chantagens que são praticadas contra o candidato e ele é responsabilizado por algo que não fez”, justificou o relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário