terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bastidores da política desta terça..............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 25 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.


Bastidores
Setembro 25, 2012

Pesquisa
Depois do Ibope, domingo foi divulgada a pesquisa da Escutec/O Estado sobre a eleição em Imperatriz. Placar: Madeira 45,2% x Rosângela 31,5%. Diferença de 13,7 pontos percentuais. Na última pesquisa da Escutec, ele tinha 47,9%, contra 25,5% de Rosângela.
O terceiro colocado é Carlinhos Amorim, com 7,8% das intenções de votos. Ele tinha 9% na pesquisa de agosto. Adalberto Franklin aparece com 2,2%, Justino Filho 0,8%, Aluísio Melo (PCB) e Wilson Leite (PSTU) 0,5%, Major Melo (PSOL) 0,4% e Kleber Miranda (PSB) 0,1%. Não souberam ou não responderam, 11% dos eleitores entrevistados.
A pesquisa, realizada de 18 a 21 deste mês, nas zonas rural e urbana, ouviu 1.200 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA00267/2012. O levantamento tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Vergonha
Em Timon, um padre está participando de comícios de um candidato a prefeito. Isso mesmo. Uma atitude que a Igreja Católica deveria combater com rigor. É inadmissível. As igrejas, católicas ou evangélicas, não deveriam se envolver em política-partidária. Até porque os seus seguidores se dividem entre vários candidatos. O que deveriam fazer era pedir aos seus fiéis, sem puxar para A ou B, a avaliar os candidatos e, de acordo com a sua própria consciência, escolher o que achar melhor. E não querer empurrar de goela a baixo fulano ou cicrano. A missão do padre e do pastor é outra. É uma vergonha o que se vê hoje, e é dos dois lados: Católico e Evangélico. É inadmissível que um templo seja transformado em palanque eleitoral. A política-partidária não pode ser misturada com religião. E quem ganhar, seja de que religião for, tem a obrigação de governar para todos.

Assim é
"A nossa classe política tem uma capacidade impressionante de estender "bandeira branca" quando os seus interesses estão em jogo. Isso ficará claro no segundo turno das eleições. O eleitor poderá ver trocas de beijos na boca entre quem, até um dia desses, jurava ódio mortal um pelo outro. É só aguardar". Jornalista Robert Lobato, de São Luís, ao analisar o que chama de cretinice política (da oposição) sobre a polêmica em torno da implantação pela prefeitura do Veículo Leve sobre Trilhos (VLS) e da Via Expressa, construída pelo governo do Estado. É isso aí...

Violência
O deputado estadual Antonio Pereira (DEM) cobrou da Secretaria de Segurança Pública a designação de um delegado especial para comandar as investigações em torno do assassinato do vereador Aldo Andrade, sábado, em Barra do Corda. A polícia não descarta a possibilidade de crime político.

Perdedor
Com expectativa de vencer nos dois maiores colégios eleitorais do Estado para se fortalecer rumo às eleições de 2014, o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) está vendo a possibilidade de se distanciar cada vez mais em Imperatriz. Enquanto em São Luís o seu candidato, Edivaldo Holanda (PTC), está disputando a liderança com João Castelo (PSDB), em Imperatriz Carlinhos Amorim (PDT) amarga uma terceira colocação, distante de Madeira (PSDB) e Rosângela (Democratas). É o que mostram as pesquisas do Ibope e da Escutec. Ruim para Dino, pior para o próprio Carlinhos. Que não tenha o mesmo destino de João Batista...

Regressiva
Faltam 12 dias para as eleições. Com base em informações coletadas em eleições anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor levará 40 segundos, em média, para votar nas eleições do próximo dia 7 de outubro. Esse tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito). Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. O tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos em 2008. Esse tempo é contado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário