domingo, 24 de abril de 2016

Imperatriz depende ou não só dele?

A matemática do jogo entrando em campo.
Imperatriz - Durante a semana ouvi  alguns entendidos (?) de futebol dizendo que com uma vitória simples, o Imperatriz estará classificado para as semifinais do 2º turno do Campeonato Maranhense.

A situação não é bem assim, pelos menos matematicamente. O Imperatriz ocupa a 2ª colocação do Grupo B, com 3 pontos, 1 vitória e um saldo negativo de 3 gols. O Santa Quitéria é o líder do grupo, com 4 pontos. O Cordino é o 3º, com 3 pontos, 1 vitória e um saldo negativo de 5 gols. O Maranhão é o lanterna, com 1 ponto e saldo negativo de 3 gols.

Muito bem. Se o Imperatriz conquistar uma vitória simples (1 x 0), ele chegará aos 6 pontos ganhos, 2 vitórias e saldo negativo de 2 gols. Garante a classificação? Não! E explico por que na sequência. 

Se o Santa Quitéria vencer o Sampaio, (lembrando que o jogo é em Santa Quitéria), pulará para 7 pontos ganhos, se consolidando como 1º do grupo, deixando a briga com Imperatriz e Cordino. Se o Cordino vencer o São José (jogo em Barra do Corda), por 3 x 0, por exemplo. Chegará aos mesmos 6 pontos e 2 vitórias do Cavalo de Aço, e se igualará no saldo de gols. As duas equipes terminariam com saldo de 2 gols negativos. O próximo critério de desempate são gols próprios (GP). O imperatriz fez 6, com 1 da vitória de hoje, chegaria a 7 gols próprios. O Cordino fez 5, com 3 de hoje, terminaria com 8 gols próprios e levaria vantagem.

Portanto, é bom que os entendidos (?) em futebol, estudem um pouco de matemática, para não passarem informações erradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário