domingo, 3 de abril de 2016

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 03 de abril de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
03 de abril de 2016

Impeachment 
Na sexta-feira, um comunista de Imperatriz revelou que já havia contado 174 deputados contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Mas ontem esse número já teria subido. Segundo ele, pode chegar a mais de 220 até o dia da votação do pedido de cassação. Isso se não houver algum fato relevante desfavorável. Se acontecer, aí Dilma  pode até dizer “tchau” ao Palácio do Planalto.  O comunista acredita  que dos 18 deputados federais maranhenses, são contra o impeachment Rubens Junior, Weverton Rocha, Zé Carlos, Junior Marreca, Aluísio Mendes, Hildo Rocha, João Marcelo, Alberto Filho, Pedro Fernandes e Waldir Maranhão. A favor da cassação estariam Eliziane Gama, Juscelino Rezende, João Castelo e Zé Reinaldo. Os indecisos seriam Cleber Verde, Sarney Filho, Victor Mendes e André Fufuca. É aguardar.

Assim é
Recentemente, um experiente político observou que o delegado Assis Ramos, pré-candidato a prefeito pelo PMDB, precisa deixar de andar sozinho, porque dá impressão de uma candidatura enfraquecida. E é verdade. Ele  chega às reuniões praticamente só, sem a companhia de correligionários e pré-candidatos a vereador. Nas fotos dos eventos, não se vê um integrante da cúpula do PMDB, parecendo que Assis Ramos é pré-candidato apenas dele, e não da agremiação. 

Aliança
Não se espante se a partir de agosto, quando o quadro sucessório estiver mais claro, não acontecer uma grande aliança de pré-candidatos a prefeito de Imperatriz. Seriam pelo menos três no mesmo palanque. A intenção é não deixar nenhum dos outros vencer o pleito. 

DEM
Demonstrando muito otimismo, ontem pela manhã o pré-candidato Esmerahdson de Pinho (DEM) disse que estava esperando uma multidão no ato que realizaria à noite. Houve filiações e a posse de Esmerahdson no comando do DEM, com as presenças do deputado federal Juscelino Rezende, presidente estadual da sigla, dos deputados estaduais Stênio Rezende e Antonio Pereira, representantes de vários partidos e pré-candidatos a prefeito, além do prefeito Sebastião Madeira (PSDB).     

PSL
Ontem, o PSL também fez um ato de filiações no pátio da Câmara Municipal. O vereador Raimundo Roma está formando um time de pré-candidatos que garantirá a eleição de pelo menos dois vereadores. O partido ainda não definiu quem vai apoiar para prefeito. 

Crescendo
O novo diretório estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) no Maranhão foi empossado ontem. Passa a ser presidido pela prefeita e ex-deputada estadual Maura Jorge. O evento contou com a participação de líderes nacionais da legenda, entre eles os deputados Aluísio Mendes e Renata Abreu (vice-presidente do PTN). A sigla aumentou a bancada na Câmara Federal de quatro para 13 deputados. O PTN tomou novo rumo no estado depois que recebeu a filiação do deputado Aluísio Mendes.

Prazos
A Seção de Processos Específicos da Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão informa aos partidos políticos e aos demais interessados o cronograma de entrega da lista de filiados para o mês de abril de 2016. De acordo com o cronograma, 14 de abril é o último dia para submissão das relações de filiados pelos partidos via internet. Já o período de 15 a 19 de abril é para identificação das duplicidades de filiação. Para o dia 20 de abril está programada a divulgação das duplicidades de filiação, publicação na internet das relações oficiais de filiados, início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação e geração das notificações para partidos e filiados envolvidos em duplicidade. O dia 11 de maio é o último para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos e 23 de maio data-limite para decisão das situações sub judice. E o dia 1º de maio é a data-limite para registro das decisões no sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário