terça-feira, 5 de abril de 2016

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 05 de abril de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
05 de abril de 2016

Vala comum
No final da semana, comunistas, aliados e até blogueiros comentaram com entusiasmo as filiações  ao PCdoB de dois ex-prefeitos e de um pré-candidato  de dois municípios da região tocantina. Foi como se estivesse alcançado uma grande conquista. Pois bem. O partido, em ascensão com a vitória do governador Flávio Dino, precisa ter cuidado com filiações como as mencionadas, especialmente  dos dois primeiros, hoje considerados fichas-sujas. Pelo contrário, estará caminhando para o risco de cair na vala comum, onde estão outros partidos. A mesma vala em que caiu o PT, hoje com grande rejeição no País. Em Imperatriz, a queda foi mais cedo. Bastou Jomar Fernandes comandar a prefeitura por quatro anos – 2001 a 2004. Fiz este comentário junto a alguns comunistas e aliados, e todos  concordaram. Só que nenhum tem a iniciativa de questionar os seus líderes, com medo de desagradá-los. E líderes que só aceitam palmas costumam desabar, porque acham que está tudo normal. Por falta de aviso não será. Depois vamos ver quem está com a razão.  

Será?
Ontem, surgiu comentário de que a pré-candidata a prefeita pelo PDT, Rosângela Curado, teria sido chamada ao Palácio dos Leões. Abordado sobre o assunto, um comunista local disse que ainda não estava sabendo. Hoje, o grupo tem dois pré-candidatos. Curado e o deputado Marco Aurélio.  Se houver mesmo o racha, o maior beneficiado seria Ildon Marques (PSB). Daí a preocupação do governo, que buscará até o último minuto do jogo a manutenção da aliança PDT-PCdoB.

E...
Um comunista de linha de frente em Imperatriz afirmou ontem que a disputa em Imperatriz ficará entre o governador Flávio Dino e o senador Roberto Rocha. Como se sabe, Rocha é do PSB e foi o articulador da filiação do ex-prefeito Ildon Marques. O senador está montando seu próprio grupo no Estado visando a disputa do Palácio dos Leões em 2018.

Filiação
O vereador José Carneiro Santos, mais conhecido por Buzuca, pensou, pensou e acabou se filiando ao PMN. Ele era do PSDB e teria trocado seis por meia dúzia, pois o caminho do PMN seria fechar aliança proporcional com o PSDB, ou com o PCdoB. É aguardar.

Continua
Pela manhã surgiu a informação de que o vice-prefeito, Pastor Luiz Carlos Porto, teria trocado o PPS pelo PROS, por divergência com a deputada Eliziane Gama, que retornou ao partido. Procurado pela coluna, no início da noite Porto garantiu que não foi para o PPS, mas admitiu que “conversamos muito a respeito”.  Ele é pré-candidato a prefeito. O PROS em Imperatriz é eminentemente comandado por evangélicos da Assembleia de Deus, tendo como presidente o Pastor Célio Henrique. 

Paralisação
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) informou que fará uma paralisação hoje, 5 abril, a partir das 9h, com um ato público na Praça de Fátima. Segundo o sindicato, a paralisação de advertência é devido o Governo do Estado, até o presente momento, não ter concedido a recomposição salarial para os educadores, como prevê a Lei do Piso e o Estatuto do Educador.

Contas 
Até às 18h30 desta segunda-feira, 04 de abril, um total de 215 prefeitos municipais havia entregue suas prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), cumprindo assim o prazo constitucional. Entre as câmaras municipais, o total era de 214 prestações de contas entregues. Como ainda havia contas a passarem pela triagem por meio da qual é checado se a documentação preenche as exigências do órgão, é possível que o TCE maranhense registre este ano zero de inadimplência entre prefeituras e câmaras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário