Imperatriz - O professor doutor do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão UFMA – campus Imperatriz, Fábio José Cardias Gomes, foi nomeado vice- presidente para as Américas da World Association of Ethnosport (Sociedade Mundial de Etnoesporte), Canadá.
Índios Xavantes; Presidente Alexey Kylasov (meio), Prof. Fabio Cardias (direita) |
A Sociedade
A Sociedade Mundial de Etnoesporte é uma instituição de fomento e pesquisa que apoia os jogos tradicionais dos povos étnicos, valorizando as manifestações culturais e é composta por seis membros - um presidente, Alexey Kylasov (Rússia) e cinco vice-presidentes (Canadá, Brasil, Índia e França).
De acordo com o vice-presidente, a Sociedade Mundial de Etnoesporte está sendo fundada com base em uma parceria de iguais direitos na representação dos povos em seus estilos de vida tradicionais, no território de cada um e são reconhecidos pela UNESCO como parte da herança cultural do mundo.
Etno esporte
Etnoesportes são jogos e atividades físicas competitivas tradicionais como: capoeira, arco e flecha, corrida com tora, arremesso de lança, luta corporal, que se tornaram uma base cultural para os esportes modernos.
"Esses jogos permitem compreensões diferentes do conceito de esportes anglo-saxões, e tais como se desenvolveram em megaeventos. São dirigidos no incentivo às tradições locais e na variedade cultural de jogos da humanidade”, explica o professor Fabio Cardias.
A Instituição está apoiando, ainda, a Corrida de toras dos na abertura dos jogos Olímpicos no Brasil, em 2016, idealizada pelo esportólogo da USP e mestre de judô paulistano Everson (Índio).
Mais informações sobre a Associação: http://ethnosport.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário