quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bastidores da política desta quarta.............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 10 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Outubro 10, 2012

Apertada
A prefeita de Itinga, Vete Botelho (PDT), teve uma vitória apertada. A diferença para o candidato Lúcio (PRB) foi de apenas 64 votos (5.800 a 5.736). A disputa voto a voto também aconteceu em Montes Altos. O prefeito Valdivino Rocha (PV) se reelegeu com 2.434 votos. Foram somente 87 votos de diferença sobre o candidato Ajuricaba (PDT), que obteve 2.347 votos. Não é fácil aceitar a derrota dessa forma. É melhor perder de goleada do que por um placar apertado desse, porque estaria livre da dor de cabeça de ficar lamentando os próprios erros, culpando aliados, imaginando traições e outros lances que teriam contribuído para a derrota. Agora o leite está derramado. Não há mais o que fazer. Só esperar a próxima, daqui a quatro anos...

Mesmo barco
Hoje, brigando. Amanhã, juntos. Assim é a dinâmica da política. Não se espantem se nas eleições estaduais de 2014 subirem no mesmo palanque Sebastião Madeira, Rosângela Curado, Ildon Marques e outros mais, todos integrando o grupo de apoio ao candidato da governadora Roseana Sarney – o secretário de Governo Luiz Fernando ou ministro Edison Lobão. O páreo vai ser duro para a oposição em Imperatriz.

Esmagadora
O PCdoB do futuro candidato a governador Flávio Dino ganhou apenas cinco prefeituras. O aliado PDT fez 8 prefeitos. Juntos, os partidos da oposição elegeram 44 prefeitos. Já os partidos da base governista elegeram 173 prefeitos (80,09%). Vale destacar que há prefeitos filiados a partidos da oposição que são aliados do governo, como o de Imperatriz, Sebastião Madeira. Foi uma vitória esmagadora do governo estadual.

Campeão
O novato PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos no Estado do Tocantins. Foram 30 eleitos. O PMDB elegeu 24 prefeitos e o PSDB 21, seguido do PSB, com 16. O PR fez 14, o PT 8 e o DEM 5. O PSD é comandado no estado pela senadora Kátia Abreu.

Derrotados
Com exceção do prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias (PMDB), nenhum prefeito dos municípios da região do Bico do Papagaio teve sucesso nas urnas. Quem disputou a reeleição perdeu e quem tentou eleger o sucessor também apanhou. O prefeito Jair Farias foi reeleito com 56,27% dos votos.

Quem fica
Sete dos 13 vereadores estarão fora da próxima legislatura. Só ficarão Fátima Avelino (PMDB), Buzuca (PSDB), Chiquim da Diferro (PR), Hamilton Miranda (PSDB), Rildo Amaral (PDT) e Raimundo Roma (PSL). Sairão Joel Costa, que não disputou a eleição, Pastor Gonçalves, Alberto Souza, Zé do Creia, Edmilson Sanches, Raimundo Costa e Chagão.

E...
Desses, um já está garantido no Governo Madeira. Joel Costa assumirá uma secretaria a partir de janeiro.

Nova
A oligarquia Rocha já está se consolidando no Maranhão. No último dia 7 foram eleitos Luiz Rocha Filho (prefeito de Balsas) e Roberto Rocha Filho (vereador de São Luís). E o pai deste, o ex-deputado Roberto Rocha, é candidato a vice-prefeito na chapa de Holanda Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário