domingo, 14 de outubro de 2012

Bastidores da política deste domingo.............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 14 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Outubro 14, 2012

Infidelidade
O vereador eleito Enoc Serafim (PDT) é acusado de infidelidade partidária. O seu partido tinha candidato a prefeito, o deputado Carlinhos Amorim, mas ele teria apoiado o tucano Sebastião Madeira, inclusive participando de carreata. Com isso, o PDT ingressaria com uma ação na justiça eleitoral reivindicando a cadeira que ele ocupará a partir do dia 1º de janeiro no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Só que o suplente beneficiado, o atual vereador Pastor Luís Gonçalves, não estaria manifestando interesse na ação contra Enoc. Mas independente da sua vontade, o partido pode pedir a vaga. Se vai fazer mesmo isso, não se tem certeza.

Secretário
No sexto mandato consecutivo, o vereador Joel Gomes Costa deixa a Câmara no dia primeiro de janeiro. Ele não disputou a reeleição, mas vai continuar na política. Está definido que integrará o secretariado municipal. O prefeito Sebastião Madeira fará mudanças na equipe, porém Joel não deverá assumir nenhuma das secretarias existentes. Pode ser criada uma nova pasta para ele. Comenta-se que seria da Habitação. É aguardar.

Filhos
Dos filhos de ex-vereadores que disputaram as eleições, apenas um conseguiu se eleger. Foi o professor Esmerahdson de Pinho, filho de Mari de Pinho, falecida em 2010. Entre os outros que concorreram estão Dr. Juan Paulino, filho de André Paulino; Josélio, filho de Toinho da Boca da Mata; Jhonson, filho de Delfino Alves; Marco Miranda, filho de Leo Franklin, e Adhemar Jr, filho de Adhemar Freitas.

Insistentes
Mais uma vez “figurinhas carimbadas” não conseguiram se eleger vereador em Imperatriz. Tem “liderança” que já disputou até cinco eleições. E deve disputar mais, até porque a lei não impede. Mas está na hora de fazer uma reflexão e pendurar a chuteira, porque fica servindo até de chacotas, principalmente aqueles que têm baixa votação. Tudo tem limite. E o eleitor já deu o seu recado.        

Sucessor
A propósito da nora “Derrotados”, o jornalista Domingos Cezar lembra que no município de Praia Norte (Bico do Papagaio) o prefeito Gilmar Pinheiro, em seu segundo mandato, emplacou o jovem estudante de Medicina Jader Pinheiro (PSB). “Vale ressaltar que a família Pinheiro tem tanta força no partido que trouxe ao palanque de Jader o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB”, informou Domingos Cezar.

Reduzir
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4164/12, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que diminui o tempo da propaganda eleitoral em rádio e TV de partido político que não registrar candidatura própria aos cargos com eleição majoritária. Pela proposta, o partido terá o tempo de propaganda reduzido em 2/3 quando não apresentar candidatura às eleições majoritárias (que elegem presidente da República, governadores, senadores e prefeitos). Segundo o autor, o tempo de propaganda eleitoral gratuita nesses veículos tem sido utilizado como moeda de troca, dando origem a diversas coligações por todo o País, muitas vezes sem qualquer identidade ideológica ou programática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário