sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bastidores da política desta sexta............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 26 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Outubro 26, 2012

Parceria
A governadora Roseana Sarney tem forte ligação com Açailândia. Por isso, é sempre bem votada naquele município. Nas eleições deste ano, talvez tenha sido a única cidade do estado em que ela participou de uma carreata e comício. Roseana apoiou a prefeita eleita Gleide Santos (PMDB). E a eleição de quem tem trânsito no Palácio dos Leões poderá ser muito benéfica para Açailândia. Roseana deverá oferecer todos os meios para que Gleide Santos realize uma administração positiva, estabelecendo uma parceria Estado-Município, a exemplo do que vem acontecendo em Imperatriz, onde o prefeito Sebastião Madeira vem tendo total apoio de Roseana para solucionar os problemas enfrentados pela população. É aguardar.

E...
Um sinal de que o governo do Estado estará em sintonia com a nova administração de Açailândia já foi dado, com a visita feita a Gleide Santos pelos secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar).

Votação
A vereadora Fátima Avelino, única eleita do PMDB, deve agradecer muito aos seus companheiros candidatos, especialmente a Pedro Gomes e Guimar, que deram uma grande contribuição para que a legenda alcançasse o coeficiente eleitoral. Pedro Gomes obteve 1.429 votos e Guimar 1.316. Só aí são 2.745 votos. O PMDB não fez coligação proporcional.

Especulação
Nomes estão sendo especulados, tanto de quem iria sair como de quem iria entrar no time do prefeito Madeira, a partir de janeiro. Consta inclusive que o PMDB deverá ter vaga no secretariado. O partido se coligou com o DEM de Rosângela Curado, mas a cúpula e muitos candidatos a vereador ficaram com Madeira. Porém, o que importou mesmo foi a decisão da maioria do diretório em não permitir a candidatura do ex-prefeito Ildon Marques.

Não tem jeito
Enquanto Sarney se encontrava na Espanha, recebendo homenagem da Universidade de Salamanca, a oposição estava envolvendo seu nome na briga entre João Castelo e Edivaldo Holanda, que são seus adversários. Mas no Maranhão é assim mesmo. Tudo que acontece, Sarney tá no meio, é o culpado.

Sem alta
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, continuará afastado do cargo pelo menos até o dia 6 de novembro. Ele continua no Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi internado na quinta-feira (18). De acordo com boletim médico divulgado na manhã de ontem, o estado de saúde de Lobão é estável e ele deve permanecer internado.

Ausência
Ontem a mesa diretora da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Edilázio Júnior (PV) para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, no qual solicita a frequência do presidente da Embratur, Flávio Dino. O deputado lembrou que a solicitação de frequência, na verdade, é uma forma de saber quando se deu a posse de Flávio Dino, quantas licenças ele já teve direito ou ainda se já gozou as férias caso tenha completado um ano de trabalho. O parlamentar fez a proposta depois do episódio em que Dino discutiu com o juiz Sérgio Muniz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ainda de acordo com Edilázio Júnior, Flávio Dino está mais tempo em São Luís para a campanha política do que comandando a Embratur. “Nós devemos salientar que neste ano caiu o número de turista estrangeiro no país. Foi uma queda absurda. Isso talvez seja por conta da ausência de política da Embratur porque quem mais hoje passeia pela Embratur é Flávio Dino passeando aqui no Maranhão”, afirmou Edilázio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário