quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bastidores da política desta quinta.............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 18 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Outubro 18, 2012

Eleição na Câmara
Atento observador do quadro político afirmou ontem que tudo caminha para que o atual presidente da Câmara, Hamilton Miranda, seja eleito para a nova Legislatura, que começa dia 1º de janeiro. Entre os vários fatores a considerar, está a experiência e a afinidade com os rumos que Imperatriz caminha. Neste quesito, o vereador tem dado sua contribuição. Quanto à possibilidade de Esmerahdson de Pinho vir a disputar a presidência, reconhece neste um jovem talentoso, mas faz a ressalva: além de conhecer a tramitação legislativa, necessita conviver com seus pares para entender melhor o interesse de cada um, inclusive de alguns que hoje lhe acenam com apoio, fomentando a disputa. Mais: quem conhece Madeira sabe que ele está atento, só olhando, mas quando chegar a hora, se preciso for, vai intervir. E pela convivência, ao longo dos anos, não precisa especular...

Na presidência?
Circula com intensidade na imprensa da Ilha que Sebastião Madeira poderá ser o novo presidente da Famem, entidade que congrega prefeitos de todo o Maranhão. A Coluna conversou na tarde de ontem com o prefeito. Se considerar que ele foi sondado, a notícia tem rumo. Como gestor de uma cidade que tem dificuldades financeiras, quadro que não é diferente das demais cidades, Madeira afirmou que é ciente da responsabilidade que a entidade tem na defesa dos interesses dos gestores, e mais além, dos cidadãos maranhenses. Nada mais disse.

Ausência
Não foi apenas a governadora Roseana Sarney que não pôde participar com a presidenta Dilma Rousseff da inauguração da Hidrelétrica de Estreito. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também não veio. A justificativa foi uma forte gripe que ele contraiu em Manaus, na segunda-feira. Lobão lamentou não poder estar presente. Além da importância da obra, é na região em que ele despontou no cenário político.

Presença
A presidenta Dilma Rousseff desembarcou no aeroporto Prefeito Renato Moreira acompanhada do presidente do Senado, José Sarney. Foi uma surpresa, já que na comitiva presidencial anunciada não havia o seu nome. Constavam o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e os ministros Marcelo Crivella, da Pesca, e Gastão Vieira, do Turismo. A comitiva foi recebida pelos governadores Washington Oliveira (MA) e Wilson Siqueira Campos (TO).

Ajuda
Com a reeleição consumada no dia 7 de outubro, o prefeito Sebastião Madeira está dando a sua parcela de contribuição na campanha do prefeito de São Luís, João Castelo, também do PSDB. Ele gravou para o programa de Castelo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Castelo disputa o segundo turno com o deputado federal Edivaldo Holanda Junior, do PTC, apoiado pelo ex-deputado Flávio Dino (PCdoB), que em Imperatriz trabalhou contra Madeira, apoiando Carlinhos Amorim (PDT).

Bola dentro
Acompanhado de secretários, Madeira esteve ontem em Brasília, onde foi recebido em audiência no Ministério das Cidades por Inês Magalhães, secretária nacional de Habitação. Na pauta a construção de três mil casas em Imperatriz. Depois de reeleito, é a segunda vez que Madeira vai a Brasília, além de uma ida a São Luís. Todas as viagens em busca de benefícios para a cidade.

Coerente
O deputado estadual Zé Carlos (PT) é sobrinho da primeira-dama de São Luís, Gardênia Castelo. Mas ele já avisou que apoia Edivaldo Holanda Júnior, e não João Castelo. “O PSDB é contra o projeto nacional do PT”, justificou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário