quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bastidores da política desta quarta............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 31 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Outubro 31, 2012

Apressadinhos
Agora que chegaram ao fim das eleições municipais. E as eleições estaduais só acontecerão daqui a dois anos, em 2014. Mas os “entendidos”“sabem” o que vai acontecer, inclusive quem vai ganhar a eleição. Com a vitória de Edivaldo Holanda (PTC) em São Luís, já cantam a vitória da oposição, apontando Flávio Dino (PCdoB) como o próximo governador. Ora, ainda é muito cedo para se fazer análise sobre o quadro político-eleitoral de 2014. Além do mais, a oposição sempre governou São Luís, e fora a eleição de Jackson, não ganhou nenhuma para o governo do Estado. Não seria agora, por conta da eleição de Edivaldo, que tudo já estaria decidido. Tem mais: e se a Administração Holanda fracassasse? Que força teriam em São Luís? Portanto, é hora de muita cautela. E não de euforia.

E...
Os petistas da ala contrária ao governo do Estado já se assanharam. O vice-presidente do diretório estadual do PT, Augusto Lobato, já reivindica uma reunião extraordinária para deliberar sobre o rompimento com o governo. O PT tem o vice-governador e ocupa outros cargos no governo, mas o descontentamento é grande. Na verdade, por parte daqueles que nunca foram a favor da aliança com o PMDB.

Palanque armado
Flávio Dino já estadualizou o discurso. “A prefeitura está em boas mãos. Nosso partido vai ajudar. Vamos levar esta mensagem de mudança para todo o Maranhão. Em 2014 vamos mudar o Maranhão para sempre, sem nenhum passo para trás”, afirmou.

Na dela
Enquanto isso, a situação nem toca no assunto. Sabe que ainda não chegou a hora de mostrar o jogo. Até porque, ao contrário da oposição, ainda não definiu quem será o candidato à sucessão de Roseana. A oposição, todos já sabem, desde o término das eleições de 2010, que o candidato será Flávio Dino.

Mudança
Está marcada para amanhã, quinta-feira, a posse de Pedro Fernandes (PTB) na Secretaria de Estado da Educação. Deputado federal, ele vinha ocupando a Secretaria de Estado das Cidades. Fernandes substitui João Bernardo Bringel, que atualmente acumula as funções na Seduc e na Secretaria de Planejamento.

Na área
O secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, chega em Imperatriz na manhã de hoje. Ele vem vistoriar obras. Entre elas a Avenida Pedra Neiva de Santana, o acesso ao novo Campus da UFMA e a recuperação da estrada Porto Franco/São João do Paraíso.

Pé dentro
Se não for barrado por causa da condenação que sofreu por conta do mensalão, o ex-deputado José Genoino assumirá uma cadeira na Câmara, em substituição a Carlinhos Almeida (PT), prefeito eleito de São José dos Campos. Genoino é segundo suplente, mas o primeiro suplente, Wanderlei Siraque, assumiu cadeira há um ano, quando o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) foi nomeado ministro do Esporte. A condenação de Genoino ainda não foi publicada pelo STF no Diário da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário