quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dilma e Washington inauguram Hidrelétrica em Estreito..

Dilma descerra placa de inauguração da UHE.

Estreito - Acompanhada do governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira; do governador do Tocantins, Siqueira Campos; e do presidente do Senado Federal, José Sarney, a presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou a Usina Hidrelétrica de Estreito, na manhã de ontem, quarta-feira, (17), quando descerrou a placa, marcando o acionamento da oitava e última turbina da UHE. O empreendimento de R$ 5 bilhões, integrante do programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), fica no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. 
Washington Luís, Carlos Castanho, José Sarney e presidenta Dilma Rousseff.
Também presentes os ministros do Turismo, Gastão Vieira; da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela; e o presidente do Consórcio Estreito Energia(Ceste), Carlos Castanho, responsável pela construção do empreendimento. Ao lado de comitiva, a presidenta conheceu as instalações da UTE.  A partir do acionamento, todas as unidades geradoras da UHE Estreito estão em operação comercial. Com potência instalada de 1.087 megawatts, a hidrelétrica tem capacidade para atender à demanda de energia elétrica de uma cidade com 4 milhões de habitantes.

O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz, destacou o empenho da governadora Roseana Sarney e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a viabilização do projeto no Maranhão. Ele ressaltou, ainda, que o projeto trouxe mais emprego e renda para o estado, observando que, atualmente, o Maranhão tem uma das maiores carteiras de investimentos públicos e privados do Brasil.

A presidenta Dilma Rousseff foi enfática ao demonstrar sua satisfação em estar, definitivamente, inaugurando o projeto. Ela frisou que a usina representa o resultado de um trabalho de equipe que envolveu diversas empresas brasileiras. Destacou, também, que o empreendimento começou a ser traçado ainda no governo do ex-presidente Lula, haja vista sua preocupação com a necessidade de estimular os investimentos voltados para o setor de energia no Brasil.

“Estou muito feliz por estar aqui nesta região,que fica entre dois estados importantes para a federação. É um momento especial porque representa a comemoração de anos de trabalho, empenho e teimosia. Teimosia, considerando os problemas que este projeto enfrentou no início”, disse.

Orgulho
Dilma Rousseff destacou a importância dos investimentos em energias renováveis e se disse orgulhosa do Brasil por tais iniciativas. “O Brasil é um país privilegiado porque tem fontes a serem exploradas. Este modelo de geração de energia é, sem dúvida alguma, mais seguro e duradouro. Além de se tratar de uma energia com baixo impacto ambiental, não emite gás de efeito estufa”, salientou. A presidente lembrou que o Brasil tem 86% de sua energia elétrica proveniente da hidroeletricidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário