quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bastidores da política desta quarta.............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 17 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Outubro 17, 2012

Mais um capítulo
No domingo aconteceu em Serra Pelada mais um capítulo da interminável disputa na Cooperativa dos Garimpeiros. A diretoria da entidade foi destituída por uma Assembleia Geral Extraordinária em que 1.901 garimpeiros votaram “SIM” - pela destituição, enquanto apenas 82 votaram pelo “Não”. Houve ainda 12 votos em branco e 6 nulos. Para que a Assembleia ocorresse, foi preciso uma liminar concedida já na tarde de sábado pelo desembargador Cláudio Montalvão das Neves. É que a Justiça em Marabá havia determinado a suspensão da assembleia. Foi eleita uma diretoria provisória, presidida por Amarildo Rodrigues, com a missão de convocar novas eleições em 30 dias. A diretoria mandará publicar amanhã, quinta-feira, no Diário Oficial do Pará e em jornais nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, o Edital de Convocação de Assembleia Geral para eleger a nova Diretoria Executiva e o novo Conselho Fiscal da Coomigasp. A mudança de comando na Coomigasp mantém a esperança da classe garimpeira quanto à antiga promessa de liberação do dinheiro e a aposentadoria.

Confirmada
A presidenta Dilma Rousseff estará na manhã de hoje participando da cerimônia de inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito. Ontem representantes do Ministério de Minas e Energia e do Consórcio Estreito Energia (CESTE) falaram sobre a visita da presidenta.

E...
Release sobre a vinda do ministro Edison Lobão junto com a presidenta Dilma Rousseff revela que a Hidrelétrica de Estreito fica entre os estados do Maranhão e Piauí. Na verdade, é entre Maranhão e Tocantins.

Ausente
A governadora Roseana Sarney não vem a Estreito receber a presidente Dilma Rousseff devido à crise de labirintite que sofreu ainda no dia 5 de outubro. Dia 7 ela foi votar em cadeira de rodas. Rousseff será recebida pelo vice-governador Washington Oliveira (PT), governador em exercício.

Indefinição
Pelo menos até a tarde de ontem ainda não havia saído nenhuma decisão quanto à eleição de Amarante. A prefeita Adriana Ribeiro foi a mais votada mas concorreu subjudice. Se o registro da sua candidatura não passar no TSE, Amarante poderá ter nova eleição. A mesma coisa acontece em Colinas-TO, onde o prefeito José Santana (PT) foi reeleito, mas o registro da sua candidatura ainda depende do TSE.

Eleição
Embora ainda seja cedo, já há movimentação em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara. Falam em nomes para o cargo de presidente, mas como a eleição passa pelo Palácio Renato Moreira, será escolhido quem o prefeito Madeira indicar. E entre os que têm os nomes cogitados, só há dois com chances – o atual presidente Hamilton Miranda e o neófito Esmerahdson de Pinho. Fora esses dois, é conversa fiada, “pra boi dormir”...

Polêmica
O deputado Magno Bacelar (PV) rebateu da tribuna da Assembleia, na sessão de ontem, as críticas do líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), que afirmou ser a convocação do concurso público para a área da Segurança Pública, somente agora, no mínimo uma falta de preocupação com a segurança do povo maranhense. No contraponto, o deputado Magno disse que a Oposição passou vários anos governando o Maranhão e não teve a visão de fazer concurso público. Segundo Bacelar, a governadora Roseana Sarney, além de estar abrindo a oportunidade desse concurso público, teve a coragem de fazer a classificação de todos os servidores públicos. “São praticamente 80 mil servidores que viviam à deriva sem nenhuma orientação, sem nenhum plano. Então nós temos que ressaltar a consideração que o governo do Estado vem tendo em relação aos servidores públicos”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário