domingo, 28 de outubro de 2012

Bastidores da política deste domingo............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 28 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Outubro 28, 2012

Investimentos
Pelos cálculos do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), serão investidos em Imperatriz mais de duzentos milhões de reais dos governos federal e estadual. Entre as obras está a duplicação da BR-010. Há ainda projetos para o prolongamento da avenida Beira-Rio e a construção do Mercado do Peixe. O deputado também revela que o Ministério da Saúde aumentará o repasse em mais de 2 milhões de reais. Segundo ele, todos os meses a prefeitura está sendo obrigada a usar recursos do FPM para cobrir despesas da saúde. O Socorrão atende praticamente todos os municípios da região e não existe um retorno.

Magro
O PDT, que quando tinha Jackson Lago era um partido forte, só elegeu oito prefeitos no Maranhão - Bacurituba: Sisto; Barreirinhas: Leo Costa; Graça Aranha: Nilton; Itinga do Maranhão: Vete; Morros: Silvana; Penalva: Edmilson Viegas; Porto Franco: Adersinho; São Francisco do Maranhão: Valdivino.

Mulher
Do total de cem candidatos que disputam o 2º turno neste domingo (28), apenas oito são mulheres. Nas capitais, dos 34 candidatos, há apenas uma mulher: a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que disputa o segundo turno contra Arthur Neto (PSDB), em Manaus (AM). Apesar disso, a participação feminina cresceu nestas eleições, em comparação com as eleições de 2008. Neste ano, na disputa para prefeito, 673 mulheres venceram ou foram para o 2º turno, 12% do total. Em 2008, 506 mulheres, ou 9% do total, foram eleitas prefeitas.

Mulher - II
Nos municípios da região, apenas 14 mulheres disputaram o pleito do último dia 7: Rosângela Curado em Imperatriz; Eva Caju e Enfermeira Janeide em São João do Paraíso; Telma em Governador Edison Lobão; Vete em Itinga; Joyce e Adriana em Amarante; Verbena Macedo em Estreito; Neudi do Lima em Davinópolis; Gleide Santos em Açailândia; Cassia Bringel em Carolina; Karla Batista em Vila Nova dos Martírios; Cristiane Damião e Maria Lira em Bom Jesus das Selvas. Elegeram-se Vete, Gleide, Karla e Cristiane. Em Amarante, a eleição ainda depende de decisão judicial.

Hoje
Numa das eleições mais disputadas dos últimos tempos, hoje São Luís elege o prefeito para os próximos quatro anos. João Castelo (PSDB) luta para se reeleger, enfrentando o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Maior colégio eleitoral do estado, a Ilha tem uma eleição que já faz parte do jogo de 2014, quando será disputado o governo do Estado.

Os dois
Com o surrado discurso anti-Sarney, Flávio Dino prega que Castelo é apoiado por Sarney e depois da eleição vai para o PMDB. Mas a maioria dos sarneystas, como o próprio senador João Alberto, diz apoiar o candidato de Flávio, Edivaldo Holanda Junior. São lideranças do PMDB, PSD, DEM...

Melhorando
Na eleição de 2010, a governadora Roseana Sarney obteve apenas 14% dos votos de Imperatriz. O desgaste era grande. Agora, com as obras que está realizando em parceria com a prefeitura, os roseanistas acreditam que ela melhorou muito o ibope, podendo alcançar nos próximos dois anos uma aprovação que jamais conseguiu na cidade. A parceria beneficia tanto ela como o próprio Madeira. A prova foi a votação dele no dia 7 de outubro – 71.878 votos. Maior do que quando foi apoiado pelo então governador Jackson Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário