Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta, 04 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Outubro 4, 2012
Coligações e palpite
Nas rodadas políticas, um dos assuntos dominantes é o número de vereadores que cada coligação faria. Alguns arriscam inclusive em apontar os nomes dos possíveis eleitos. O fotógrafo e blogueiro Antônio Pinheiro, que acompanha passo a passo as eleições, deu o seu palpite. A coluna não citará nomes de “favoritos”, mas apenas o número de eleitos que cada coligação poderia conseguir. Anote: Coligação PRB-PSDC-PSC: 2; Coligação PDT-PR: 3; Coligação PCdoB-PRP: 2; Coligação PHS-DEM-PPL: 4; Coligação PSD-PSDB-PP: 5; Coligação PTB-PPS-PMN-PV-PTdoB: 2; PT: 2; PMDB: 1. Para fazer um vereador, cada coligação teria que alcançar em torno de 6 mil votos, atingindo assim o coeficiente eleitoral.
Pesquisas
Até sábado, pelo menos duas pesquisas devem ser divulgadas sobre as eleições municipais de Imperatriz. Uma feita pelo Ibope/TV Mirante e outra pela ESCUTEC/O Estado. A expectativa é grande para se saber como anda hoje o quadro eleitoral. A última pesquisa divulgada foi a do Ibope, dia 20 de setembro. É aguardar.
Debate
Os eleitores também aguardam com grande expectativa o debate entre os candidatos a prefeito de Imperatriz, que será realizado hoje pela TV Mirante, depois de Gabriela. Participarão seis dos nove candidatos – Madeira, Rosângela, Carlinhos Amorim, Justino, Adalberto e Major Melo. Os outros três candidatos foram entrevistados ontem no JMTV 1ª edição, da TV Mirante, como compensação por não participarem do debate. A entrevista foi de oito minutos. Pela ordem de sorteio, participaram Kleber Miranda (PSB), Wilson Leite (PSTU) e Aluízio Melo (PCB).
Regras
O debate terá quatro blocos de discussão e um quinto destinado apenas às considerações finais. Haverá perguntas entre os candidatos. Os quatro blocos iniciais terão duração de 20 a 24 minutos cada, e o último oito minutos e meio. Serão dois tipos de blocos, um com perguntas de temas determinados e outro com perguntas com temas livres. Esses blocos serão divididos de forma alternada.
Melar
Em São Luís, o candidato a prefeito pelo PRB, Ednaldo Neves, ameaçou entrar na justiça contra a realização do debate. Ontem à tarde, ele desistiu da ação. Já a TV Liberal não vai realizar o debate entre os candidatos à Prefeitura de Belém neste primeiro turno. A emissora assinou um acordo com sete partidos para fazer o debate com os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas.
A emissora considera seis o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo. Segundo a lei eleitoral, as regras do debate podem ser definidas por "dois terços" dos candidatos com representação na Câmara dos Deputados, número alcançado pelo acordo assinado com os sete partidos. PSL e PRTB entraram na justiça com recursos contra esse ponto da Lei. Mas, como não há mais tempo para aguardar decisão dos tribunais superiores, a emissora se viu obrigada a cancelar o programa.
Contra-ataque
O deputado federal Francisco Escórcio, que chegou ontem em Imperatriz, voltou a reagir aos insistentes ataques que vem sofrendo do candidato a prefeito Carlinhos Amorim (PDT). “Ele é uma das viúvas políticas de Jackson Lago”, disparou o parlamentar do PMDB.
Regressiva
Faltam apenas três dias para as eleições municipais de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário