domingo, 2 de setembro de 2012

Bastidores da política deste domingo.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 2 de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 2, 2012

Reação
“Desafio ele a mostrar alguma obra que conseguiu para Imperatriz”. A afirmação foi feita ontem pelo deputado federal Francisco Escórcio em uma rodada na Praça de Fátima ao comentar sobre os ataques que estaria sofrendo do candidato a prefeito Carlinhos Amorim (PDT). “Agora eu tenho o que mostrar”, completou Chiquinho, enumerando vários benefícios que conseguiu não apenas para Imperatriz, mas para outros municípios do estado.
Essa pergunta de Francisco Escórcio faz lembrar a campanha municipal de 2004. Em um debate na TV Difusora, o então candidato a prefeito Edmilson Sanches desafiou Carlinhos a mostrar um projeto que apresentou nos 12 anos em que foi vereador.

Fora da telinha
O candidato a vereador Josué Moura (PDT) sente-se boicotado na coligação “Imperatriz é de Todos Nós”, porque apoia o candidato do PSDB, Sebastião Madeira. Ele reclama que nunca apareceu no programa eleitoral gratuito. “O PDT promete discutir minha situação, mas quero uma decisão por escrito, porque vou recorrer à justiça eleitoral”, prometeu.

Bronca
O clima também não está nada bom nas hostes do PSB. 19 candidatos a vereador do partido fizeram uma abaixo-assinado solicitando à Executiva Municipal de Imperatriz “providências urgentes quanto ao candidato a prefeito Kleber Miranda, que vem causando sérios prejuízos irreparáveis às nossas candidaturas. Até o momento não colocou a campanha nas ruas, não participa de reuniões, nos abandonou sem dar nenhuma satisfação e só quer fazer campanha na televisão”.

Dois
Comentário de um observador político, ontem: Flávio Dino matou dois coelhos com uma cajadada só. Tirou Carlinhos Amorim do grupo do prefeito Madeira para ser candidato. E o cenário que vem se desenhando nas eleições não é dos melhores para o deputado. Antes disso, havia puxado o vereador Edmilson Sanches do PSDB para o PCdoB com a promessa de que ele seria candidato a prefeito. No andar da carruagem, Sanches foi descartado para dar lugar a Carlinhos. Sanches teve de se contentar em buscar a reeleição. Pensou até em desistir. Foram duas lideranças em ascensão “podadas” pela sede do comunista em chegar ao Palácio dos Leões...

Fora
Insatisfeitas com o que já têm, as lideranças estaduais lançam irmão, mulher, filho, genro, neto e outros mais para disputar cargos eletivos, retirando de aliados a oportunidade de também seguir a carreira política. Mas alguns terminam quebrando a cara. O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, por exemplo, lançou a filha Nina Melo (PMDB) candidata a prefeita de Colinas. Mas agora, vendo que ela não vai decolar, retirou a sua candidatura para apoiar o candidato Antonio Carlos (PSB). A adversária é a prefeita Valmira Miranda (PDT).

Marabá
Com dois candidatos correndo lado a lado, a eleição está acirrada em Marabá, município paraense a 220 quilômetros de Imperatriz. O deputado João Salame (PPS) está empatado tecnicamente com o também deputado e ex-prefeito Sebastião Miranda (PTB), conforme pesquisa da Doxa Comunicação, registrada no TRE sob o número PA-00054/2012, e divulgada pelo blog do jornalista Hiroshi Bogea. A pesquisa ouviu 800 pessoas nas zonas urbana e rural, entre os dias 23 e 25 de agosto. Tião Miranda aparece com 41,6%, contra 38,8% de Salame. O atual prefeito Maurino Magalhães (PR) tem 9,6%. César do Comércio (PRP) tem 1,1% e Manoel da Cosanpa (PSOL) 0,1%.

Sessões
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza sessões ordinárias a partir das 9h para o julgamento de recursos referentes às Eleições 2012. Amanhã ou terça-feira, deverá ser julgado o recurso da candidata a prefeita de Açailândia, Gleide Santos. A Corte Eleitoral é composta atualmente pelos desembargadores Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz (presidente) e José Bernardo Silva Rodrigues (vice-presidente, corregedor e ouvidor); dos juízes Nelson Loureiro dos Santos (federal), José Jorge Figueiredo dos Anjos (estadual) e Luiz de França Belchior (estadual); e dos juristas Sergio Muniz e José Carlos Sousa e Silva. O representante do Ministério Público é o procurador Marcílio Nunes Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário