terça-feira, 12 de abril de 2011

Sedel lança os JEMs 2011

A 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2011) foi lançada, na tarde desta terça-feira (12), pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na presença de desportistas, diretores de escolas, pessoas ligadas ao esporte e de estudantes-atletas.

Em 2011, são muitas as novidades em função da nova metodologia criada para o certame. A ideia, segundo o secretário Joaquim Haickel, é que mais escolas participem principalmente as instituições do interior do Maranhão. Os jogos serão disputados em quatro fases nas modalidades coletivas (metropolitana e municipal; inter-regional e estadual) e individuais (municipal e estadual). Os campeonatos de cada município se classificam para a última fase dos jogos. A fase decisiva das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos.

No mês de agosto, serão realizadas as finais da categoria infantil e nos meses de setembro e outubro, as finais da categoria infanto. A primeira fase terá início no dia 1º de maio e prosseguirão até 26 de junho (fases metropolitana e municipal). A fase regional acontecerá de 1º de julho a 29 de julho. A inter-regional começa em 4 de agosto e termina em 28 de setembro (infantil e infanto). A etapa estadual vai de 9 a 10 de outubro (infantil e infanto).

“O que nós queremos é aumentar a base de participação dos estudantes nos jogos. Já temos quase 200 escolas de outros municípios inscritas e acreditamos que o número de estudantes participantes seja entre 25 a 30 mil. Faremos um grande JEMs para a classe estudantil”, disse Joaquim Haickel.

Uma das novidades do 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2011) é o hino oficial dos jogos, que foi apresentado pelo músico Chiquinho França, durante a solenidade de lançamento. Outra novidade é que os atletas vencedores receberão troféus que também homenagearão personalidades do esporte. As honras começaram com a entrega de placas para representantes dos homenageados, como a diretora do Colégio Dom Bosco, filha de Luís Pinho Rodrigues, que foi um dos grandes incentivadores do xadrez no Maranhão.

A Região Metropolitana de São Luís terá sete vagas para a fase estadual dos JEMs 2011. A definição dos representantes desta região ocorrerá após a primeira seletiva dos jogos escolares. Destas sete vagas, três serão destinadas às escolas da rede pública e outras três para as da rede privada.

O sétimo e último representante da Região Metropolitana será conhecido após a realização de um playoff entre os quatro colocados das escolas públicas e das privadas. Para a cidade de Imperatriz haverá duas vagas para a fase final, as quais serão obtidas logo na fase municipal.

Após o término da fase municipal, cada cidade maranhense terá um único representante. Este, por sua vez, se classificará para a fase regional, onde as equipes serão divididas em grupos, de acordo com a região da qual fazem parte. Os vencedores de cada região avançam para a disputa da fase interregional, que ocorrerá três dias antes do início da etapa estadual. Somente três primeiros colocados do interregional se garantem na última fase.

“Ano passado, fomos vice-campeão da modalidade handebol. Já começamos a treinar há alguns meses e estamos confiantes e estimulados para participar”, declarou o estudante Carlos Eduardo Bastos, da 8ª série da escola Barbosa de Godoy, localizada no Monte Castelo.

Fonte: SECOM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário