domingo, 24 de abril de 2011

Campanha contra Gripe começa amanhã em Imperatriz

Imperatriz – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, dia 25, no horário das 8h00min às 17h00min, em Imperatriz. O período de vacinação vai até 13 de maio, mas o 30 de abril (sábado) será o Dia de Mobilização Nacional, o chamado dia “D” da campanha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) serão vacinados idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde que atuam em atendimento para a influenza, gestantes e crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias).

No período de 25 de abril a 13 de maio, a vacina será disponibilizada nos postos de saúde dos bairros e povoados de Imperatriz. A meta da campanha é vacinar 9.680 crianças de seis meses a menor de dois anos; 18.239 idosos acima de 60 anos; 4.007 gestantes e 3.800 pessoas da área de saúde que lida com o paciente, totalizando 35.726 doses.

O Ministério da Saúde propõe neste ano que as campanhas de vacinação da Influenza, que contemplará outros grupos e faixas etárias, e a campanha da Poliomielite, que terá duas etapas, contemplando a campanha de seguimento indiscriminada da vacina Tríplice Viral atinja crianças de 12 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Importância
As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos e às crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos, responsável por 75% dessas infecções. A principal intervenção preventiva em saúde pública é sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe, além de apresentar significativo impacto para a diminuição das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A situação epidemiológica da influenza no Brasil, relacionada ao novo subtipo H1N1(2009) e a necessidade de reduzir a morbimortalidade pela doença, exigiu a realização da Estratégia de Vacinação da Influenza Pandêmica H1N1 em 2010. O êxito dessa ação seguramente demonstra um trabalho integrado e um esforço solidário com decisões compartilhadas, demonstrando na prática, o excelente papel desenvolvido pelo CONASS, CONASEMS e equipe técnica das pessoal e individual de cada um (a) dos (as) vacinadores (as) que superaram as diversidades regionais, sociais, econômicas e culturais e vacinaram mais de 89,5 milhões de pessoas.

Texto: Gil Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário