sexta-feira, 15 de abril de 2011

Governo do Estado e Suzano assinam acordo para qualificação

Presidente da Suzano assina convênio observado pelo secretário da Casa Civil Luís Fernando.
A Região Tocantina vai receber investimentos da ordem de R$ 10 milhões em capacitação profissional voltada para Construção Civil e Montagem Industrial. É o que prediz o acordo assinado, na manhã de ontem, quinta-feira (14), em Imperatriz, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, o presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel Neto e representantes de outras entidades apoiadoras do projeto.

O programa Capacitar prevê 5.640 vagas para qualificação e certificação em 17 cursos, dentre eles, pedreiro, armador de ferragens, instalador hidrosanitário, montador de andaime, caldeireiro, encanador industrial, soldador de estrutura metálica, mecânico e outros, totalizando cerca de 1 milhão de horas de capacitação em cinco municípios: Açailândia, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Porto Franco e a própria Imperatriz.

O esforço conjunto busca qualificar, previamente, trabalhadores de Imperatriz e região, no intuito de contratar o máximo possível de mão de obra local na instalação de grandes empreendimentos no município, a exemplo da fábrica de papel e celulose da Suzano, que deverá ser a segunda maior do mundo.

Os cursos são totalmente gratuitos, com o fornecimento de lanche, uniforme e material didático. Para participar, basta saber ler e escrever (no caso dos cursos para Construção Civil) ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, para os cursos da área de Montagem Industrial. O calendário e os locais de inscrições serão divulgados pela imprensa.

Na cerimônia de assinatura do acordo, o diretor executivo de Recursos Humanos da Suzano, Carlos Alberto Griner, ressaltou a importância de realizar parcerias e de oferecer uma dimensão social ao empreendimento. “O que queremos com o programa Capacitar, é atender necessidades que transcendam as fronteiras do nosso projeto. Queremos qualificar para além das necessidades da nossa fábrica”, destacou.

Também participaram da assinatura do acordo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o presidente da Fiema, Edílson Baldez, o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, dentre outras autoridades. A Secretaria de Trabalho faz parte da logística de seleção e recrutamento de trabalhadores interessados em fazer os cursos, através do Sine de Imperatriz. 

Suzano no Maranhão
As obras da construção da fábrica da Suzano em Imperatriz foram adiantadas em seis meses, com previsão de início já no mês de junho. “O processo de instalação, incluindo as liberações ambientais e legais, foi tão eficiente que resolvemos adiantar o início das obras”, explicou o presidente do grupo, Antonio Maciel Neto.

As atividades efetivas do empreendimento devem começar em 2013, com capacidade de produzir até 1,3 milhão de toneladas de celulose ao ano. Toda a produção de Imperatriz tem como destino a exportação, que será feita pelo terminal portuário do Itaqui. O investimento total na instalação do projeto é de R$ 4 bilhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário