terça-feira, 26 de abril de 2011

CDL funcionou em regime especial durante o feriadão

O comércio de Imperatriz esteve movimentado durante os últimos dias, por ocasião do transcurso da Páscoa, comemorada no domingo (24), período em que se registrou significativo aquecimento das vendas no comércio local. Conforme acordo estabelecido entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, algumas lojas abriram na quinta-feira Santa, inclusive no calçadão da Avenida Getúlio Vargas.

Em virtude de acordo com o Sindicom e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista, vários supermercados ficaram em atividade até às 21h00min da quinta-feira Santa (21), feriado nacional em comemoração ao Dia de Tirantes.

Ainda em obediência ao acordo, os estabelecimentos comerciais funcionaram normalmente durante o sábado de Aleluia (23), abrindo suas portas ao público a partir das 8h00min.

Suporte - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz também trabalhou em regime especial na quinta-feira Santa e no sábado de Aleluia. Ou seja, a entidade esteve de prontidão para atender as lojas associadas que necessitassem de suporte relacionado com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Na quinta-feira Santa, a Central de Atendimento da entidade funcionou até ao meio-dia, recebendo o público em geral.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida (Chico Brasil), o comércio registrou aumento considerável nas vendas durante a passagem do período de Páscoa. As expectativas eram no sentido de que as lojas superassem o índice de crescimento de vendas em relação ao mesmo período no ano passado. E isso aconteceu. Pesquisa feita junto aos lojistas, durante a manhã de segunda-feira (25), reafirmou as estimativas de especialistas e das entidades ligadas ao setor varejista.

Orientação - Francisco Almeida informou que o SPC esteve pronto para orientar o empresário no momento da concessão de crédito, evitando que se elevasse o índice de inadimplência durante a Páscoa. “As expectativas são sempre as melhores”, ressaltou.

Por volta das 8h00min do sábado de Aleluia (23), a reportagem percorreu algumas regiões de Imperatriz, inclusive bairros próximos ao Centro, como a Nova Imperatriz, o Bacuri e a Vila Lobão, para verificar in loco como estava a movimentação nos estabelecimentos comerciais.

Vendas - A constatação foi ao encontro das previsões para o período, em termos de vendas. Ou seja, as pessoas já estavam começando a comprar os produtos para o almoço do Domingo de Páscoa, principalmente peixes e chocolates, não esquecendo os tradicionais Ovos de Páscoa.

Na maior rede de supermercados de Imperatriz, no local destinado à exposição de bacalhau, já na quinta-feira Santa à noite, não havia mais nada. Na casinha em que o bacalhau fora exposto, estavam à venda produtos que compõem o cardápio relativo à feijoada, um dos principais pratos da comida típica brasileira.

Inadimplência - Os últimos dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) referentes às consultas no SPC Brasil revelaram que março apresentou alta de 6,87% em relação a fevereiro. Foram levadas em conta consultas para compras a prazo e pagamentos em cheque. Foi à primeira alta após dois meses ininterruptos de queda, o que indica uma melhora da atividade no comércio, efeito da elevação dos índices de emprego e renda.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, disse que, com esse resultado, o varejo vai se tornar mais exigente. Sobre o assunto, comentou: “Acendeu o sinal amarelo. Os números de março não são bons. Estamos achando que a inadimplência vai continuar subindo. O comércio deve ficar mais cauteloso e, como resultado, o varejo vai se tornar mais exigente na concessão do crédito”.

Texto: Raimundo Primeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário