O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, visitou na manhã de quinta-feira (6), o Complexo Penitenciário de Pedrinhas acompanhado do juiz da 2ª Vara Penal, Douglas Melo, e do defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho. Além de conhecer as instalações do sistema penitenciário e manter contato com os presos, ele apresentou aos funcionários a proposta de nova estrutura da recém-criada secretaria.
Na ocasião, Tamer falou sobre as propostas iniciais para sua atuação. Ele revelou que o sistema não vai apenas ser desmembrado, terá uma nova formatação com a criação de duas secretarias adjuntas, uma de Administração Penitenciária e a outra de Justiça e Reintegração Social, que ficará responsável pelo acompanhamento dos processos judiciais dos presos e desenvolverá ações para garantir a volta deste à sociedade.
A primeira será desmembrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e continua sob o comando de João Bispo Serejo. Indicado para assumir a secretaria adjunta de Justiça e Reintegração Social, Frei Ribamar Cardoso disse que para haver mudança do sistema é preciso investir em humanização, começando com a implantação de uma estrutura adequada.
A nova estrutura terá, ainda, duas superintendências, seguindo os moldes da Secretaria de Segurança Pública. Serão criadas as Superintendências de Administração Penitenciária do Interior e da Capital. Tamer afirmou que ainda estão deliberando sobre questões burocráticas, como a definição da sede da secretaria e onde abrigar todo o acervo de recursos humanos e mobiliário.
O secretário revelou que já recebeu a garantia de que o Governo do Estado vai promover concurso público para nomeação de 200 agentes penitenciários.
Fonte: GI Portal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário