sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conselho de Governo define diretrizes de combate a efeitos das enchentes.

Vice-governador preside reunião do comitê.
O Governo do Maranhão está atento à possibilidade de enchentes no Maranhão. Nesta sexta-feira (28), na primeira reunião deste ano do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo, no Palácio Henrique de La Rocque, os secretários estaduais receberam diretrizes para a elaboração de plano de ação para atender, de forma rápida e eficiente, a população. A reunião foi presidida pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira.

A estratégia discutida no encontro é que as atividades sejam desenvolvidas em sintonia pelas secretarias, em ações coordenadas pelo Comitê de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas. As atividades preventivas têm como base o alto índice pluviométrico já registrado este mês e as previsões de um forte período chuvoso para este ano, de acordo com o Laboratório de Meteorologia (Labmet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O coordenador do LabMet, Gunter Reschke, declarou que há mais de 10 anos não se via um mês de janeiro tão chuvoso em de 2011. “Para se ter uma idéia, em 2010 choveu apenas 119 mm no referido mês, e, este ano, até o momento, já registramos 410 mm. A média histórica para este mês é em torno de 250 mm”, observou o coordenador, chamando a atenção que este não é o mês que mais chove. “O período mais chuvoso se estende de fevereiro a maio”, completou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, lembrou que foi preocupada com as previsões de muita chuva no Maranhão, que a governadora Roseana Sarney assinou decreto que cria o Comitê. Ele considera fundamental integrar nos trabalhos ações dos órgãos da administração estadual, Exército Brasileiro, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Polícia Rodoviária Federal, Federação dos Municípios e as prefeituras. “Todos devem agir com um só objetivo: evitar e sensibilizar a população contra quaisquer transtornos ocasionados pelas chuvas”.

A reunião contou com a participação de secretários, dirigentes de órgãos, representantes da Defesa Civil e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Marcos Sousa Paiva, que mostrou o Plano de Ação de Emergência para este ano.


Fonte: SECOM
Texto: Elizete Silva.
Foto: Hudson Chagas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário