segunda-feira, 6 de maio de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta segunda-feira...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta segunda-feira, 06 de maio de 2019, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna na Marca do Pênalti
06 de maio abril de 2019

Abre o olho!
A derrota do Imperatriz, a primeira no campeonato, no último sábado, por 4 x 2, para o Náutico, em Recife, é para abrir os olhos do pessoal do Cavalo de Aço. O time deixou a desejar no primeiro tempo, quando deixou o campo derrotado por 2 x 0 e teve um ligeira melhora na segunda etapa, marcando dois gols, mas não o suficiente para evitar a derrota. É nesse momento que o time sente carência de peças mais robustas no elenco. Sem poder contar, ainda, com as duas últimas contratações (zagueiro Gustavo Henrique e meio campo Leandro Mineiro), além do meia-atacante Adauto, que sentiu e ficou fora do jogo, vimos um time continuar com um volante (Diego Oliveira) improvisado na defesa e um meio campo com quatro volantes (Tibiri, Xaves, Daniel Barros e Valderrama). Quando precisou mexer no segundo tempo, para colocar a equipe mais para frente, as escolhas não foram as melhores, com exceção de Val Barreto, que entrou no lugar de um dos volantes. As entradas de Gabriel Caju no lugar de Lucas Campos e Matheus Lima no de Júnior Chicão não surtiram o efeito desejado. Nesses jogos com equipes do nível do Náutico, a escolha deveria ser por jogadores mais cascudos, como Aélson, que poderia ter feito uma dobra com Renan Luís pela esquerda, e Marcos Paullo, que mesmo não apresentando o melhor do seu futebol, pode ter um lampejo e deixar o atacante na cara do gol. Agora é focar no jogo de sábado, contra o Treze-PB.

Para o próximo...
...jogo, sábado, contra o Treze, pela 3ª rodada da Série C, o Imperatriz já deve contar com o zagueiro Gustavo Henrique e o meio campo Leandro Mineiro, que devem ter seus nomes publicados no BID durante a semana. Aliás já está na hora de o técnico Ruy Scarpino começar a esquecer o estadual, onde o time foi heroicamente campeão e se voltar, exclusivamente para a Série C. Agradecer quem contribui na conquista do título, mas agora precisa escalar o que o time tem de melhor. Não tem mais desculpas para não escalar o zagueiro Gustavo Henrique, meio campo Leandro Mineiro e, principalmente, Val Barreto, que vive melhor momento que Júnior Chicão. Ou na pior das hipóteses, começar com os dois na frente, já que Lucas Lima, apesar de ter feito um belo maranhense, fazendo até gol na final, mas precisa aprimorar alguns fundamentos, como o último passe, cruzamentos e, principalmente, finalização. Outros dois jogadores que Scarpino precisa encontrar lugares para eles no time é o lateral esquerdo Aélson e o meio campo Valderrama (que estreou com gol). Ainda pode chegar um atacante de lado, Vitor Xavier (Gama), que está na reta final de negociação com o Cavalo de Aço. Antes mesmo do início da Série C que falei que o time precisava reforçar. O próximo passo é deixar regularizar essas últimas contratações para o jogo de sábado.

Após a derrota...
...para o Náutico e os resultados da rodada do fim de semana, o Imperatriz caiu da primeira para a quarta colocação no Grupo A da Série C, com 3 pontos. Foi ultrapassado pelo Ferroviário (líder), Sampaio (2º) e ABC (3º), todos com 4 pontos ganhos, em dois jogos. Com 3 pontos, o Cavalo de Aço tem a companhia do Náutico (5º) e do ABC (6º). Na próxima rodada, a terceira, o Imperatriz recebe o Treze-PB, no sábado (11), às 19h, no estádio municipal Frei Epifânio da Badia. O Galo, como é conhecido o time de Campina Grande, na Paraíba, é um adversário direto, já que está 1 ponto atrás do Imperatriz. A vitória é de suma importância, levando-se em conta que fazer o dever de casa é preciso, para quem sonha com uma boa classificação nessa primeira fase. O Imperatriz tem dois jogos seguidos dentro de casa. Além do Treze, sábado, vai receber o Confiança, de Sergipe, no outro sábado (18), que hoje é o lanterna do Grupo A, sem ter conquistado um ponto, sequer. O time precisa entender que só vencendo os jogos em casa pode ter a possibilidade de se classificar para a segunda fase do Campeonato. Se a primeira fase terminasse hoje, o Cavalo de Aço estaria classificado entre os quatro primeiros do grupo A para a segunda fase. Então, o jeito é vencer os dois próximos jogos.

Os números do...
...Imperatriz precisam ser analisados para que a equipe busque melhorar em alguns pontos e buscar manter em outros. Por exemplo, com dois jogos realizado, o ataque marcou 4 gols, uma média de dois gols por partida. Em compensação, a defesa em um jogo, apenas, jogou por terra esse feito ao sofrer 4 gols em, apenas, um jogo. Ou seja, o Imperatriz está com saldo de gols zero. Andou perto de perder a 4ª posição para o Náutico, caso o atacante Wallace Pernambucano tivesse convertido o pênalti batido pra fora. Nesse tipo de jogo é preciso que o time tenha a consciência da sua limitação e da superioridade do adversário, principalmente, se ele joga no seu campo. Nessa hora que entra a inteligência e a equipe perceba que não pode perder por goleada, já que o saldo de gols conta como critério de desempate. Para alcançar os objetivos é preciso ser inteligente, onde, até uma derrota, por um placar mínimo, pode ser interessante em determinada circunstância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário