terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CDL participa de apresentação do Sebraetec e do “ALI”

Imperatriz - Empresários de diversas áreas, além de representantes de instituições parceiras, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, participaram, no final da tarde de sexta-feira, dia 23, de uma palestra de apresentação dos programas Sebraetec e Agentes Locais de Inovação (ALI), realizada no auditório da Unidade Regional de Imperatriz do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

O evento foi aberto por Márcia Maria, gestora de projetos da UR de Imperatriz do Sebrae, ressaltando a importância do envolvimento dos empresários como forma de garantir o sucesso de seus negócios, promovendo o fortalecimento do setor comercial.

Ministrada pelo coordenador do Sebraetec no Maranhão, analista João Berto dos Santos Ferreira, apalestra teve como objetivo ressaltar a importância da inovação e mostrar que o Sebrae dispõe de duas importantes ferramentas de apoio ao empresário que pretenda promover a inovação em seu negócio – o Sebraetec e o Agentes Locais de Inovação (ALI).

Durante a palestra, João Berto informou ser a Internet o terceiro veículo de maior abrangência no Brasil, ficando atrás apenas do rádio e da TV. De acordo com ele, o “planeta é competitivo e globalizado”, acrescentando ser fator imprescindível que as empresas promovam inovações.

A propósito, João Berto destacou ser o Brasil o quinto país do mundo em número de pessoas conectadas o tempo todo na Internet, ou seja, 105 milhões de brasileiros estão permanentemente interligadas.  Os números são expressivos. Mas, ressaltou o palestrante, inovação significa criatividade empresarial e foco. A inovação pode acontecer nos serviços, nos processos, no aspecto organizacional, na competitividade ou no modelo de negócio.

Conhecendo as ferramentas
O Programa Sebraetec permite o acesso das micro e pequenas empresas a conhecimentos tecnológicos existentes e disponíveis nas instituições de ciência, tecnologia e inovação.

O Programa Agentes Locais de Inovação(ALI) é um acordo de cooperação entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada.

Os Agentes Locais de Inovação visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para seus produtos.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário