quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bastidores da politica desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 07 de janeiro de  2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
7 de Janeiro de 2015  

Jogada
Marcada a princípio para amanhã, quinta-feira, a posse do novo secretário municipal de Esportes acontecerá na sexta-feira, pela manhã. A nomeação do advogado Saulo Dino é mais uma das jogadas acertadas do prefeito Sebastião Madeira. Na mexida, teve ganho político e administrativo. Saulo é irmão do governador Flávio Dino, o que aproxima ainda mais o Palácio dos Leões com o Palácio Prefeito Renato Moreira. Madeira fortalece a sua aliança política com Flávio Dino e a garantia de apoio não só para o Esporte como para outras áreas. Assim sendo, a cidade só tem a ganhar. O jogo vai começar, bola pra frente...

Mudanças
Por enquanto, está oficializada somente a saída do secretário de Esportes, Neto da Ampere. Mas o prefeito Sebastião Madeira deverá fazer mudanças em outras secretarias, entre elas a da Juventude, atualmente comandada por Rômulo Costa. Especula-se que o vereador João Francisco Silva estaria tentando emplacar seu filho na pasta. Também deve haver mudança na Controladoria-Geral do Município, com a saída de Cândido Madeira, primo do prefeito.

Mudanças - II
Também na Câmara Municipal de Imperatriz o momento é de substituições, com a posse do novo presidente, José Carlos Soares Barros. Uma das mexidas seria na Assessoria Jurídica da Casa. Também estaria sendo analisada a situação de outros servidores. José Carlos estaria pensando em criar o setor de Cerimonial, que já deveria existir há muito tempo.

Obras
O governador Flávio Dino (PCdoB) poderá vir a Imperatriz ainda nesta semana para anunciar as primeiras parcerias com a Prefeitura. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Sebastião Madeira durante solenidade de posse do novo diretor do Hospital Regional Materno Infantil, médico Reginaldo Batista. As ações serão na área de infraestrutura.

Saúde
Entre as medidas tomadas pelo governador Flávio Dino nos primeiros dias, para a melhoria dos indicadores do Estado, está o Decreto n.º 30.616, que instituiu a Força Estadual da Saúde do Maranhão (Fesma), um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico. O foco inicial de atuação da força estadual terá as seguintes prioridades: mortalidade infantil; mortalidade materna; diabetes; hipertensão; saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.

Imbróglio
Nesta semana o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá diplomar o suplente de deputado federal Deoclides Macedo (PDT). Mas o Diretório Regional do PMDB entrou com um recurso contra a liminar do presidente do TSE, Dias Toffoli, que validou os votos do candidato. Com a decisão do ministro, o PDT faz mais um deputado, Julião Amim, e o PMDB perderia o deputado Alberto Filho.

Reação
Os servidores públicos do Estado do Tocantins não aceitam o pagamento dos salários de dezembro em quatro parcelas, como foi anunciado pelo Governo Marcelo Miranda. Ontem as entidades representantes dos servidores entregaram ao governo ofício que reivindica o pagamento em parcela única, e até sábado, 10. Se não houver um recuo, a classe promete fazer greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário