sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de Janeiro de 2015    

Assim é
Se depender do esforço hercúleo que o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz está fazendo, vai haver carnaval em Imperatriz. Mas só que Lucena Filho não depende apenas dele, pois a chave do cofre não está nas suas mãos. Ele está se movimentando muito, porém a salvação está na liberação de recursos através de emendas parlamentares de Léo Cunha e Antonio Pereira. Só que depois da posse, em 1º de fevereiro, é que seria encaminhado um ofício à Secretaria da Cultura solicitando a verba. E o carnaval já é dia 15 de fevereiro. Além do mais, a quantia, em torno de 200 mil, não permitiria a contratação de bandas de fora. E aí teria que contratar bandas da região. Também está descartada a vinda da tradicional Jardineira. Consta que ficará apenas em São Luís. Mas Lucena está buscando uma alternativa para que a tradição seja mantida. É aguardar o desenrolar e torcer para que dê certo. Não seria o que Imperatriz merece, mas pelo menos não deixaria de acontecer a festa.

Descentralização
Durante a sua visita a Imperatriz, o governador Flávio Dino garantiu que vai implantar um núcleo de perícias médicas para os servidores da região. Atualmente, os servidores são obrigados a ir a São Luís, em certos casos até sem condições de saúde para viajar. A decisão foi tomada depois de uma reivindicação feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), cujo presidente, Júlio Pinheiro, veio a Imperatriz e se encontrou com Flávio Dino na Escola Governador Archer. Também presente o coordenador da Delegacia em Imperatriz, André Santos. Em no máximo 60 dias as perícias já estarão sendo feitas em Imperatriz.

Água
Para o governador Flávio Dino, a grave crise hídrica em São Paulo “sublinha o erro estratégico de concentrar investimentos e pessoas em uma única região do país”. Ainda segundo ele, “essa concentração acirra as desigualdades regionais e sobrecarrega os recursos naturais, gerando desastres sociais e ambientais”.

Caiu
O TRE/MA rejeitou embargos de declaração do prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda, e do ex-prefeito Israel Vasconcelos (Vasco), que renunciou ao mandato, e manteve a cassação da chapa, acusada de irregularidades durante a campanha. Após a decisão ser publicada no Diário da Justiça, o segundo colocado, Salomão Filho, deverá ser convocado para diplomação e posse.

Será?
Ela fez certinho”. Palavras de um madeirista ao comentar sobre a ausência de Rosângela Curado na visita que o governador Flávio Dino fez a Imperatriz. E acrescentou: - Valeu mais a citação do seu nome pelo governador do que se estivesse presente. Flávio Dino citou Rosângela ao falar sobre ações na área da saúde. Ela é subsecretária da pasta.

Garantido
O jornalista Domingos Cezar, integrante do Movimento Cultural de Imperatriz, anunciou que o governador Flávio Dino garantiu a construção do Centro Cultural de Imperatriz, no antigo prédio da Caema, reivindicado pela classe. O prefeito Sebastião Madeira também garantiu a urbanização da área, no bairro da Caema. O governador confirmou a revitalização do Teatro Ferreira Gullar, que não deverá mudar de nome. A homenagem a Neném Bragança deverá ser feita no prédio do Centro Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário