quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 14 de janeiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
14 de Janeiro de 2015   

Pé no Congresso Nacional
Agora é só esperar o dia da diplomação e o momento de assumir o mandato de deputado federal. Na noite dessa segunda-feira, o TRE-MA cumpriu decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazendo a retotalização dos votos proporcionais das eleições 2014. Com isso, validou os 56.171 votos recebidos pelo candidato Deoclides Macedo, o que ocasionou a eleição de mais um deputado do PDT, Julião Amim, ficando Deoclides como primeiro suplente. Como Amim será secretário de Estado, Deoclides assumirá uma cadeira na Câmara dos Deputados. Julião Amim havia sido diplomado como primeiro suplente em 19 de dezembro e, agora considerado eleito, haverá nova diplomação, que ocorrerá após publicação no Diário da Justiça Eletrônico do Relatório Geral das Eleições 2014. Deoclides Macedo receberá o diploma de primeiro suplente no dia 27 de janeiro. O ex-prefeito de Porto Franco disputou as eleições subjudice porque seu registro de candidatura havia sido indeferido pelo TSE por ter figurado como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo TCE-MA.

E...
Com a retotalização dos votos proporcionais e a consequente eleição de Julião Amim, acabou perdendo o mandato o deputado peemedebista Alberto Filho, que tem como base eleitoral a região de Bacabal. Ele já ingressou com recurso na tentativa de garantir o mandato.

Equipe
O vereador Adonilson Lima já formou a sua equipe para estrear no dia 3 de fevereiro, quando a Câmara Municipal de Imperatriz retoma as suas atividades. Foram escalados Mozart Magalhães [assessoria de comunicação], Carlos Leen (articulação política), Dr. Jorge [núcleo jurídico], Bruno Perez, Raquelma [UJS] e Marcelo Mequetrefe.

Parcerias
Na noite de segunda-feira, o governador Flávio Dino recebeu o prefeito Sebastião Madeira, acompanhado de secretários, para tratarem de parcerias visando benefícios para Imperatriz. Foram apresentadas demandas ao governador. A sua equipe avaliará os projetos técnicos para buscar as soluções. Conforme informou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, as principais demandas são relacionadas à mobilidade urbana.

Julgamentos
Hoje o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) realiza sessão ordinária do Pleno. Na pauta, há a prestação de contas da gestão Emiliano Menezes, de João Lisboa, relacionada ao exercício financeiro de 2007. Também da região, há contas da prefeitura de Lajeado Novo, tendo como responsável o ex-gestor Raimundinho Gomes Barros.

Rompimento
Depois de uma reunião com lideranças regionais do PCdoB, entre eles o deputado eleito Marco Aurélio e o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, o PCdoB de Davinópolis, a 8 km de Imperatriz, que tem como as principais lideranças locais o vice-prefeito Rubens Lava-Jato, rompeu com o prefeito Ivanildo Paiva (PRB), de Davinópolis. O mesmo fez o professor Antonio Ricardino, que era secretário municipal de Educação.

Na Agricultura
Dentro do projeto de reforma administrativa do município, o prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda, deu posse ao novo secretário de Agricultura, Elissandro Miranda, que assumiu o cargo com a determinação de colocar em prática programas considerados fundamentais, visando fortalecer o apoio da gestão fiquenense ao homem do campo. Elissandro conhece de perto a realidade dos produtores, por ser originário do campo, convivendo desde a infância com o meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário