Imperatriz - Com o objetivo de capacitar as parteiras e fazer reciclagem de técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde e de saneamento dos povos Guajajara, Gavião e Timbira, o projeto Apoena, formado por professores e estudante da UFMA, campus Imperatriz realizou até ontem (06), no auditório da Universidade, o seminário que discutiu questões relacionadas a saúde dos indígenas, com palestras e exibição de filmes.
O indígena Fred Gruajajara trabalha há oito anos como agente de saúde. Ele faz visita nas casas, fazendo orientação e acompanhamento de crianças. Há 350 habitantes na aldeia onde ele trabalha, sendo 73 crianças de 0 a cinco anos e 30 crianças menores de dois anos, contando apenas com dois agentes de saúde.
O encontro teve início nesta segunda (05) e encerrou ontem(06) com uma programação que incluiu mesas-redondas, palestras e mini-cursos.
O Projeto Apoena
Apoena, da tradução “aquele que enxerga longe”, é um projeto multidisciplinar da UFMA, campus Imperatriz, com membros do curso de Pedagogia, que trabalham com o preparatório para o Enem para os indígenas, e estudantes de Enfermagem, que trabalham com a saúde nas aldeias. Além de cinco alunos, o grupo é composto por dois professores: Maria Gloria Farias, do curso de Pedagogia, e Fabio Cadias, do curso de Enfermagem.
Dentre as ações previstas pelo projeto estão ações como cursinhos e visitas à aldeias. Já foram visitadas as aldeias Bacurizinho, em Grajaú, Aldeia Tarumã e a Aldeia Juçaral, em Amarante. Em janeiro, o grupo vai realizar um cursinho de Tupi Guarani.
Texto: ASSESSORIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário