quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Deputado quer visitar o navio "Vale Beijing"

São Luís - O presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Léo Cunha (PSC), teve aprovado nesta quarta-feira (21), um requerimento, determinando a realização de uma visita ao navio “Vale Beijing,” para acompanhar os procedimentos que estão sendo adotados pela Vale, para evitar que ocorra um acidente ambiental na Costa de São Luis.

Há mais de duas semanas a embarcação aguarda reparos nos tanques de lastro, os quais apresentam rachaduras, que comprometem o equilíbrio da embarcação, que se encontra carregada de minério de ferro.

A situação preocupa o deputado Léo Cunha, que após a aprovação do requerimento, pretende marcar com outros deputados, uma visita á embarcação, a fim de ver a situação de perto e assegurar-se de que não estão sendo poupados esforços para evitar o vazamento de minério ou de combustível.

Na última segunda-feira, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), estiveram no Porto do Itaqui para verificar se o sistema de isolamento de manchas de óleo, solicitado pelo instituto há uma semana, já havia sido providenciado pelo fabricante da embarcação.

O Ministério Público Estadual e o Ministério Público da União já solicitaram das instituições e empresas envolvidas, relatórios técnicos detalhados, para tomar providências legais a respeito. A partir de agora, com a iniciativa do deputado Léo Cunha, a Assembléia também se envolve na fiscalização das medidas que estão sendo tomadas em torno desse caso.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário