sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Emocionante!

Mesmo com toda a desorganização que é o futebol do Maranhão, por incrível que pareça, teremos uma última rodada bastante emocionante. Sabem aquele adágio popular que "Deus escreve certo por linhas tortas"?

Pois é, está acontecendo justamente isto neste final de Campeonato Maranhense. Um campeonato de pontos corridos que poucos acreditavam, tabela mal elaborada, jogos alterados, equipes com quantidade de jogos a mais que outras, uma fórmula de disputa que todos reclamaram. Mas o campeonato foi se moldando sozinho, os resultados foram acontecendo e a decisão ficou mesmo para os dois últimos jogos, com três equipes brigando pelo título.

Pegando o Campeonato Brasileiro, com exemplo, onde as duas últimas rodadas serão disputadas no mesmo dia e no mesmo horário, o nosso campeonato deveria, pelo menos, ter a última rodada com todos jogando no mesmo dia e horário. Só que tem equipes, que a três rodadas atrás, já encerraram suas participações. Das 9 equipes, apenas 4 estarão em campo na última rodada. E para piorar, um jogo antes do outro.

Mas nem isso foi suficiente para tirar a emoção da última rodada, que acontecerá domingo, em rodada dupla em São Luís. Na preliminar jogarão São José e Santa Quitéria e na partida de fundo, Sampaio e Iape. Se fosse o contrário, uma vitória do Sampaio na preliminar, a partida de fundo seria só para cumprir tabela. Qualquer resultado na preliminar, teremos que esperar o resultado do jogo de fundo para sabermos quem será o campeão. Se o Santa Quitéria vencer, o Iape não terá mais chances. Empate ou derrota do Santa Quitéria, Sampaio e Iape brigarão pelo título.

As chances de cada um:

Sampaio: Com 32 pontos, 10 vitórias e um saldo de 17 gols, o Sampaio só precisa vencer o Iape, independente do resultado da preliminar. Somaria 35 pontos e não seria alcançado por ninguém. Caso o Santa Quitéria não vença o São José, na preliminar, o Sampaio poderá perder até por um gol de diferença, que ainda será campeão.

Santa Quitéria: Com 31 pontos, 9 vitórias e um saldo de 14 gols, a Raposa precisa vencer o São José na preliminar, para chegar aos 34 pontos e torcer para o Sampaio não vencer o Iape, na partida de fundo.

Iape: Com 29 pontos, 9 vitórias e um saldo de 14 gols, o Iape torce para o Santa Quitéria não vencer o São José, na preliminar e vencer o Sampaio na partida de fundo por dois gols de diferença. Chegaria aos 32 pontos, mesma pontuação que o Sampaio já tem, empataria no número de vitórias e passaria no saldo de gols. Tem 14, com mais dois, chegaria a 16 gols de saldo. O Sampaio tem 17, menos dois, ficaria com 15 gols de saldo.

Classificação:
Sampaio......................................................................................32 pontos; 10 vitórias; 17 gols de saldo.
Santa Quitéria.............................................................................31 pontos; 09 vitórias; 14 gols de saldo.
Iape.............................................................................................29 pontos; 09 vitórias; 14 gols de saldo.

Última rodada:

28/11 – Domingo
16horas – São José x Santa Quitéria - Preliminar.
18horas – Sampaio x Iape - Partida de fundo.

Texto: Carloto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário