segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Que a emoção não cubra a desorganização.

A temporada 2010 do futebol do Maranhão terminou neste fim de semana, onde o Moto Club de São Luís conquistou o título da 2ª divisão e o Sampaio, conquistou o título da primeira. A euforia é grande na capital do estado, tanto nos torcedores, o que é, perfeitamente, normal, como em grande parte da imprensa, o que já não é tão normal.

O que esperamos é que essa euforia não jogue para baixo do tapete os erros e a desorganização, que mais uma vez, presenciamos nos dois campeonatos. No campeonato da 2ª divisão, por exemplo, presenciamos o time de pior campanha na competição, (Cordino de Barra do Corda com apenas 6 pontos) terminar como vice-campeão e garantir acesso à 1ª divisão de 2011. Erro grosseiro. Precisa ser revisto.

Já no principal campeonato estadual, onde o Sampaio conquistou o título estadual, entre tantos erros, o maior deles foi a tabela. Quase nunca se realizava uma rodada compeleta. Times se empolgaram com uma liderança ficticia, já que com mais jogos do que outras equipes, apareciam na ponta da tabela. E para fechar com chave de ouro a falta de competência na confecção da tabela, a última rodada teve apenas dois jogos, onde das 4 equipes envolvidas, três disputavam títulos e colocaram os jogos em rodada dupla. Ou seja, quem jogou por último, foi favorecido.

Fica uma pergunta: Se fosse o Sampaio, Iape ou Maranhão, eles aceitariam fazer a segunda partida, disputando o título?

Agora vem as reuniões para decidir a tabela do estadual, que em 2011, será disputado no 1º semestre. Uma prévia foi apresentada na reunião de sexta-feira passada, onde a competição está prevista para iniciar dia 29 de janeiro, com Imperatriz x Moto aqui em Imperatriz.

O diretor técnico da Federação, Geografia, já adiantou que é impossivel realizar rodadas cheias, já que a capital, com a ascessão do Moto, terá 5 equipes no próximo ano - Sampaio, Moto, Iape, MAC e São José, este último sem estádio.

Só que, de acordo com o que foi divulgado, a 1ª rodada é cheia, começando no sábado, com Imperatriz e Moto, e encerrando no domingo com os outros quatro jogos. Na capital teria uma rodada dupla, com MAC x Nacional, na preliminar e Sampaio x Bacabal, na partida de fundo. O Iape jogaria em Barra do Corda, contra o Cordino e o São José iria até Santa Quitéria, enfrentar o dono da casa.

Porque, então, consegue se fazer a 1ª rodada cheia e as demais, não? Ou será que o Geografia não sabe que pode se iniciar uma rodada no sábado e terminar na segunda? Agora, uma coisa tem que ficar definida: as duas últimas rodadas ou, pelo menos, a última, tem que ser no mesmo dia e horário, para não favorecer algum time, como aconteceu este ano.

Texto: Carloto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário