Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

Rádio MDB Brasil Nacionais

Rádio MDB Internacionais Dançantes

Rádio MDB 2 Internacionais Românticas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aniversariante do dia....

Chico Brasil é o aniversariante do dia.
Imperatriz - Hoje, 30 de janeiro (sexta-feira), quem completa mais um ano de vida é o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz. Uma das principais características que determinam o perfil de Chico Brasil, como é mais conhecido, é o ato de bem receber as pessoas. E isso o fez ir longe, avançar, conquistar espaços inimagináveis, sobretudo para quem nascera nos confins do município de Pedreiras, no interior do Maranhão.

Em uma grande organização, a pessoa, talvez, considere indispensável verificar pessoalmente o nível de relacionamento entre os diversos escalões da direção. Concordo em todos os sentidos que isso traria à tona problemas que costumam ficar ocultos e serviria para aprofundar as raízes das ações por ela desenvolvidas, principalmente em relação a seus profissionais, esfera em que as opiniões e as divergências, na maioria das vezes, andam de mãos dadas, entrelaçadas até.

Nesse aspecto, Chico Brasil, visionário, empreendedor conectado com o que há de novo, não fica inerte. Corre atrás das novidades e das informações imprescindíveis às atividades inerentes ao mundo corporativo. Entende que, para bem se administrar, ou seja, gerir um empreendimento, é preciso não só ter tino administrativo, mas, também, compromisso com a modernização, o acompanhamento da evolução, com a sintonia com o que está acontecendo, mesmo que de forma paulatina, porque estamos numa região distante dos chamados grandes centros.

Só que a distância ficou pequena, já que a Internet está cada vez aproximando, não somente as regiões de um país, mas as nações e seus povos. E o líder lojista entendeu a necessidade de adaptar-se aos novos tempos, promovendo uma série de exitosas ações na CDL Imperatriz. Chico Brasil inovou, atualizou a entidade, em que muitos relevantes projetos estão em andamento.

Sustentáculo na família
Chico Brasil é casado com Iranete Chaves, pai de um casal de filhos – Francisco Segundo e Suely. O empresário é formado em gestão de negócios pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), ex-funcionário do Armazém Paraíba (Grupo Claudino, filial de Imperatriz), onde, a partir da excelência no exercício do cargo de vendedor, chegou, com grande mérito, à função de gerente geral, numa época em que todos o conheciam por “Chico Paraíba’”. Assim, não poderia senão com orgulho que falar de sua trajetória nessa importante rede de lojas de departamentos, umas das maiores das regiões Norte e Nordeste. Após deixar o Armazém Paraíba, abriu as Lojas Brasil, com sede em Imperatriz.

Um apaixonado por Imperatriz
Chico Brasil é um apaixonado e defensor de Imperatriz. Desde que aqui chegou tem se envolvido em relevantes projetos voltados para o crescimento socioeconômico local, tais como as campanhas “Eu Amo Imperatriz” e “Sonho de Natal”, o Encontro de Líderes Lojistas, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), a Bolsa do Curso de Informática para Jovens e o Curso Sequencial em Gestão de Negócios, da Uema, dentre outros, tendo articulado, também, a implantação do mesmo curso nas cidades de Porto Franco, Açailândia e Estreito, o Prêmio “Mérito Lojista” e a Feira da Beleza de Imperatriz. Chico Brasil é, ainda, criador do Centro de Pesquisa Avançada e Produção de Aves Especiais.

Do privado ao público
Chico Brasil tem passagem, também, pela carreira pública. Foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, quando conseguiu aprovar diversos projetos, com destaque para o Restaurante Popular, com três mil refeições diárias, o Banco de Alimentos, as Casas Brasil (Programa de Inclusão Digital - artes cênicas, auditório e biblioteca), o Centro de Artesanato de Imperatriz e duas unidades do Telecentro.

Ações exitosas
Objetivando incrementar a economia imperatrizense, também participou ativamente do processo de instalação do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), da construção do Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), da implantação do sinal da Rede Vida em Imperatriz (TV Anajás, Canal 16), da organização do Camelódromo, da construção da Praça da Meteorologia e da reconstrução do Calçadão, o maior centro comercial das regiões tocantina e Sul do Maranhão.

Aproveito para parafrasear Sêneca: “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”.

Feliz aniversário a Francisco da Silva Almeida, o sempre camarada Chico Brasil!

Texto: Raimundo Primeiro.

Do Blog
O Blog aproveita a oportunidade para desejar um Feliz Aniversário ao ex-presidente do Cavalo de Aço, (2001), Chico Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário