sábado, 19 de fevereiro de 2011

Horário de Verão.


O horário brasileiro de verão, em vigor desde 17 de outubro de 2010, termina à meia-noite deste sábado (19) para domingo (20). Relógios de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. O horário de verão é adotado em dez estados do país e no Distrito Federal.

Aderiram à mudança de horário, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2008, a mudança no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.

O fim do horário de verão é, para muitos, o término de um período de dificuldades com o sono. Isso porque, no horário de verão, com os relógios adiantados em uma hora, o organismo sofre mais para acordar sem a luz do dia, que funciona como um despertador. É isso o que torna mais fácil a adaptação ao fim do que ao início do horário de verão.

Segundo a especialista Lia Rita Azeredo Bittencourt, coordenadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o organismo precisa de cerca de três dias para se readaptar, e o processo ocorre naturalmente. “O ideal é praticar atividades físicas, ajustar as rotinas de trabalho e a vida social para um pouco mais tarde e assim prolongar o horário de dormir”, afirma.

Fonte: G1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário