quinta-feira, 28 de julho de 2011

Delegado-geral normatiza trabalho da imprensa no plantão central

Por Gil Carvalho.


Jornalistas disporão de sala para entrevistas nas dependências do plantão central

Imperatriz – Em reunião realizada ontem no plenário Léo Franklin, da Câmara de Vereadores de Imperatriz, jornalistas, radialistas e repórteres fotográficos participaram de encontro com o delegado-geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o delegado regional Francisco de Assis; o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA); o vereador-presidente Hamilton Miranda (PSDB); o presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT), Ozias Pânfilo, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de Imperatriz (Sindijori), Josué Aquino.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, radialista Alberto Sousa; o vereador e jornalista Raimundo Roma, e o vereador Francisco das Chagas Alves de Brito (Chagão do PT) também participaram da reunião que solucionou o conflito provocado pelo delegado Leonardo Carvalho. Ele chegou a expulsar o repórter Léo Costa (TV Difusora) do plantão central, e o jornalista Fidelis Uchôa, do IML (Instituto Médico Legal).

O jornalista Antonio Paulo Silva, o Paulo Negrão, destacou que “a luta dos jornalistas é pelo direito de informar à comunidade sobre o acontece à noite na área policial em Imperatriz”. “Várias coisas aconteceram no passado nas delegacias, e se tivesse a imprensa nos dias de hoje para mostrar aquilo que acontece, certamente muita coisa estranha ainda poderia ocorrer naquele lugar”, questionou.

Já o vereador Raimundo Roma, jornalista do programa “Bandeira 2”, observou que os novos agentes e delegados não foram devidamente qualificados na academia de polícia e, ainda, não observam que existem mais de doze emissoras de televisão, rádio, jornais e sites de notícias. “Temos uma cidade bem representada no meio midiático”, afirmou.

O jornalista Dema de Oliveira, de “O Progresso”, classificou o impasse entre delegados e jornalistas um episódio isolado e reiterou que haja um bom relacionamento com agentes e delegados da Polícia Civil em Imperatriz. “Esse bom relacionamento precisa existir com todas as instituições de segurança pública”, propôs.

Em entrevista, o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Nordman Ribeiro, garantiu que os profissionais da imprensa disporão de uma sala nas dependências do plantão central da 10° Delegacia Regional de Imperatriz – DRI. “O delegado regional Assis Ramos se comprometeu em revitalizar a sala da imprensa para que esse trabalho de cobertura volte a fluir normalmente no plantão central”, disse.

O deputado federal Chiquinho Escórcio e o vereador-presidente Hamilton Miranda se colocaram à disposição dos profissionais da imprensa imperatrizense para que, caso haja alguma dúvida, seja dirimida junto ao delegado-geral Nordman Ribeiro, da Polícia Civil do Maranhão. “Queremos que a paz volte a reinar entre delegados e jornalistas, mantendo uma parceria e um bom relacionamento entre as instituições”, concluiu Chiquinho Escórcio. 

Texto: Gil Carvalho
Foto: Fábio Barbosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário